quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Gary Jennings - Serie Asteca



Sinopse Orgulho Asteca:

Era uma vez... a mais poderosa e fascinante civilização... Considerado pela crítica como um dos melhores romances históricos do século X

Este é considerado pela crítica mundial, como o melhor romance histórico sobre a desaparecida civilização Asteca e um dos melhores romances históricos do Séc.XX. Gary Jennings, mudou-se para o México e durante 12 anos investigou e viveu apenas para a sua criação: o Asteca, deixando-nos uma obra inesquecível. Gary era famoso por ser um dos escritores mais rigoros e com mais trabalho de pesquisa por trás dos seus romances. Em 1530, depois de quase extinguir o povo Asteca pelas mãos de Hernán Cortés, o Imperador Carlos, Rei de Espanha, pede ao bispo do México que lhe faculte informação acerca da vida e dos costumes do povo Asteca. O bispo, frei Juan de Zumárraga, decide redigir um documento, baseado no testemunho de um ancião. Um homem humilde e submisso que vai chocar a moralidade e os preconceitos do mundo civilizado. O seu nome é Mixtli - Nuvem Obscura. Mixtli, um dos mais robustos e memoráveis astecas, relata com detalhe toda uma vida: a sua infância, a mentalidade e os costumes do seu povo, o sexo e a religião, a sua formação e os seus amores, sempre tormentosos e trágicos. Esta é a sua empolgante e maravilhosa história, que representa o choque entre civilizações com formas inconciliáveis de ver o Mundo. A História de Mixtli é, em grande parte, a história do próprio povo Asteca: épica e de uma dignidade heróica. Este é o princípio e o fim de uma colossal civilização. Em 1530, depois de Hernán Cortés quase extinguir o povo Asteca, o Rei de Espanha, ordena ao bispo do México que lhe faculte informação acerca dos costumes do povo Asteca. O bispo, frei Juan de Zumárraga, redige um documento baseado no testemunho de um ancião. Um homem humilde e submisso que vai chocar a moralidade e os preconceitos do mundo civilizado. O nome dele é Mixtli - Nuvem Obscura. Após Orgulho Asteca, Mixtli, o mais robusto e memorável de todos os Astecas, continua o relato da sua vida em Sangue Asteca. Mixtli já não é um jovem inocente. A sua infância, as suas viagens e batalhas, a perversidade da corte e os amores perdidos fizeram de Mixtli um homem marcado pelas cicatrizes de uma vida atribulada e muitas vezes trágica. O realismo e o desfecho desta maravilhoso livro, contam uma história que o leitor jamais irá esquecer. A História de Mixtli é em grande parte a história do próprio povo Asteca: épica e de uma dignidade heróica. Este é o princípio e o fim de uma colossal civilização.

O Escritor:

Gary Jennings levou uma vida paradoxal e pitoresca. Era um homem de reconhecido intelecto e muito erudito. 

Depois de uma pausa na sua carreira para lutar na guerra da Coreia, foi galardoado com a "Bronze Star Medal" uma condecoração raramente oferecida, e uma menção honrosa pelo Presidente da Coreia do Sul, Syngamn Rhee, pelos seus esforços para ajudar os órfãos de guerra. 

Gary era famoso por levar a cabo uma intensa e rigorosa investigação, antes de escrever os seus livros. Normalmente, esse esforço incluía viagens aos locais mais inóspitos. Para escrever Asteca, explorou fervorosamente todos os cantos do México, tendo aí vivido por um período de 12 anos. 

Faleceu no ano de 1999, deixando-nos um rico legado e uma escrita única, quando a crítica o aclamava como um dos melhores escritores de romance histórico do séc XX.

As suas novelas tornaram-se best sellers internacionais, elogiados pelo seu estilo de escrita, vivido e com espírito aventureiro. 



Opinião:


Fiz um comentário a este livro no forum BANG, mas agora ao ler a Sinopse penso que está tudo dito, realmente a obra está devidamente apresentada.

É a par da serie 1º Homem de Roma” da Colleen McCulough as minhas duas obras de Romance Histórico favoritas.

Nem sempre tem um ritmo forte, tem momentos algo lentos, mas acreditem é uma obra que se chega ao final e ficasse fascinado quer pelo trabalho realizado pelo escritor (que achei ser interessante acrescentar), quer pela grandeza que foi este império.

Mixtli - Nuvem Obscura, será um personagem que ficará para sempre gravado na nossa memória, sem duvida.

PS: O que eu tenho tentado divulgado esta obra e mesmo tendo a Editora informado que não irá publicar mais livros do escritor, mantenho a esperança, tentando sempre divulgar estes dois brilhantes livros :) 


A não perder, recomendação do amigo corvo

23 comentários:

  1. Tem sido uma saga que tenho vontade de comprar, por tua "insistência", mas que por alguma razão tem ficado sempre para trás, mas não esquecida, até porque está um bom preço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Marco,

    Não é por falta de divulgação da minha parte que as pessoas não investem nesta saga, penso que está tudo o que podia dizer sobre a mesma.

    Já sabes que tens sempre a opção de quando pagares um almoço aqui ao amigo corvo posso-te levar os livros :D

    Mas é uma obra que vale bem a pena fazer parte da nossa estante e que merece ser relida ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Interessante esta saga, e pelo que leio, entendo que deva ser um livro bastante forte. Irei indagar um pouco mais sobre o autor e referida obra..:)

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga Pisco,

    Penso que tens uma pessoa amiga que tem estes livros, não percas a oportunidade de os ler, vai por mim ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Dois livros que vieram parar à minha estante, por influência tua Fiacha e a sua leitura estará para breve certamente. Já os folheei e confesso que até já li o primeiro capitulo, mas decidi acabar o que tenho em mãos, pois são livros de peso.
    Mais uma vez, parabéns, uma excelente critica
    Vais num óptimo caminho
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Olá *a que brilha* :D

    É verdade, ainda bem que seguiste esta sugestão, espero sinceramente que gostes tanto da obra como eu gostei, pode nem sempre ter aquele ritmo forte e viciante, mas é uma obra enquanto romance histórico do melhor que já li até hoje.

    Que bom estar para breve a sua leitura, vou adorar saber a tua opinião ;)

    Obrigado, gosto de divulgar os meus escritores preferidos, este é um deles sem duvida :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Já tenho curiosidade para ler estes livro há algum tempo, também por recomendação do amigo Corvo, mas entretanto vão-se metendo outros livros pelo meio...
    Mas fizeste uma bela crítica Fiacha... Continua o bom trabalho que tens feito! =)
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana,

    Penso que já tinha tido oportunidade de te referir pessoalmente que de facto estamos perante uma obra prima, fico contente que com este comentário te incentive, até porque quanto mais divulgarmos este grande escritor mais hipóteses há de a Editora reconsiderar e publicar mais livros desta saga, pois o Jennings escreveu mais livros deste universo embora numa fase mais avançada e que nunca foram publicados por cá.

    Mas só quando os leres é que perceberás o porque de se ficar com tristeza por não lermos mais sobre os Azteca, tens ai um pela obra pela frente, arrisca que vais adorar ler ;)

    Obrigado, o vosso apoio tem sido muito importante ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a agradecer! ;-)

      Sim é pena que as editoras parem de publicar sagas a meio pois assim não podemos continuar a história... Mas haja esperança... Pode ser que ainda venha a ser ser publicado!

      Irei ler prometo... Não sei é quando =P lol

      Bjs

      Eliminar
  9. Mas olha que é uma obra que se lê bem e fica tudo devidamente encerrado e bem explicado no fundo a ascensão e a queda deste magnifico imperio.

    A questão é que acabamos por gostar tanto que ao sabermos que há mais ficamos com imensa vontade de continuar a ler.

    lol, tens um bom problema pela frente, o problema é se não tivesses escolhas eheheeh

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Fiacha, sabes que comprei estes livros quando andávamos no forum :P aproveitei uma promoção e comprei, penso que o Iceman e mais alguém falavam deles e eu não resisti. No entanto, nunca cheguei a ler :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Que agradável surpresa. É verdade como já deves ter percebido esta serie é para mim do melhor que já li hoje sobre Romance Histórico, a par da saga 1º Homem de Roma, que penso mesmo que ainda leste um liro ou outro na altura.

      Seja como for tens aqui dois excelentes livros, tenho imensa pena que a SDE não tenha publicado mais livros deste brilhante escritor.

      E lembro-me sim sei que o Iceman é grande admirador do escritor, nem sei bem se foi por ver o comentário dele que acabei por comprar, mas penso que não, que já tinha lido.

      Curiosamente atualmente estou a ler um escritor que recordo-me ele era admirador, que é Sethen Lawhead e o ciclo Pendragon, já vou no 5º volume Graal, excelente tambem ;)

      Vais adorar ;)

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá amigo corvo. :)

    Ao tempo que me emprestaste estes dois volumes da saga. :$ Ainda não comecei o primeiro por falta de tempo, mas também porque li opiniões que o intitulavam como bastante denso, o que me levou a adiar a sua leitura...

    Já li opiniões bastante boas sobre ele e a tua opinião veio deixar-me ainda mais curiosa. De momento estou a ler "Alex 9" que me emprestaste, mas vou tentar ler de seguida o primeiro "Asteca". :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita :D,

      A sério ? Nem me lembrava :D...que má que és empresto-te eu coisinhas boas, sim porque sei que tens imensos livros para ler e nem tempo tens, e nem ligas nenhuma :P.

      O que dizes é verdade, mas não inteiramente, aquilo que te posso dizer é que chegarás ao final de cada um dos livros e reconhecerás que valeu a pena e será seguramente uma leitura que irás ficar mais admiradora desse magnifico império ;)

      Finalmente estás a ler Alex 9, tenho a certeza que vais gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá,

      É uma vergonha, eu sei :P, mas vou tentar que seja mesmo das minhas próximas leituras, o primeiro. :)

      As opiniões que li deixaram-me um pouco reticente, devido a serem considerados densos, mas também defendiam que eram muito boas as obras, portanto acredito que valerá a pena.

      Alex 9 já terminei o primeiro livro e até agora estou a gostar bastante da história. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Ois Rita,

    Lê que vai valer bem a pena e é importante até para divulgares a obra, esta é sem duvida uma dos melhores Romances Históricos que li.

    E não esqueças que há aqui uma mensagem dedicada ao Martin Braun e ao seu livro Alex 9, depois se tiveres oportunidade comenta :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Fiacha,
    utilizaste a minha opinião sem dizer nada?
    Praticamente tudo o que aqui está fui eu que escrevi em Setembro de 2008.
    Honestamente não entendi essa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Tudo retificado e já fiz um esclarecimento sobre o assunto :)

      Eliminar
  14. Romance histórico Asteca?! Oh pah! Onde andava isto que eu não conhecia?!
    Tenho mesmo de ler!! *_*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D

      Este é dos melhores romances históricos que li até hoje, imperdivel a serio e olha que a SDE tem grandes livros deste genero ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Li Asteca quando publicado em volume único...nossa, uma leitura envolvente, de bom ritmo e, acima de tudo, que relata a cultura Asteca com uma beleza única. Depois soube que fizeram algo como uma continuação onde o personagem não é mais Mixtli, o ancião, mas o Bastardo. Gostaria de saber quais são estes livros que seguem a saga e se são bons também.Um grande abraço! Fabiane Viana

    ResponderEliminar