sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

As Boas Mulheres da China - Xinran



Sinopse:

Durante oito inesquecíveis anos, a jornalista Xinran apresentou na China um programa de rádio em que muitas mulheres falavam de si próprias e da sua vida. «Palavras na Brisa Nocturna», assim se chamava, rapidamente se tornou no mais famoso programa de rádio chinês. Nele se revelava o que significa ser mulher na China de hoje. Nesta primeira obra impressionante, Xinran revela as muitas formas como foi obrigada a contornar o sistema e dá voz a todas as mulheres chinesas, independentemente do seu estrato social. Este é um livro que começa onde Cisnes Selvagens de Jung Chang terminou: a vida das mulheres chinesas depois de Mao.



Xinran é uma jornalista, radialista e escritora chinesa. Nasceu em Pequim em 1958 e trabalhou em Nanquim até 1997, quando mudou-se para Londres sozinha e após um ano buscou seu filho Pan Pan. É casada com um Inglês - Toby.

É a autora do livro Sky Burial (Enterro Celestial), romance que retrata a ida de uma chinesa em busca do marido desaparecido noTibete; "O que os Chineses não Comem" e também "As Filhas Sem Nome", "Mensagem De Uma Mãe Chinesa Desconhecida", "Testemunhas da China".

No livro "As Boas Mulheres da China", onde, através das histórias de várias mulheres que entrevistou ao longo de sua carreira, traça um panorama sobre a condição feminina da China revolucionária, suas consequências e da China atual. Muitas das histórias foram retiradas do programa: Palavras na brisa noturna.

Com relação ao romance primeiramente citado, no Brasil ele foi publicado em 2004 pela Companhia das Letras sob o título "Enterro Celestial".

Atualmente ela é colunista do jornal The Guardian e professora na School of Oriental e African Studies da Universidade de Londres. Em 2004 Xinran fundou uma Ong a The Mother´s Bridge of Love, que busca auxiliar orfãos chineses e estreitar a compreensão entre Ocidente e China.

Xinran tem tudo para se solidificar no universo literário mundial como uma das mais sensíveis e competentes escritoras do século XXI. Seus até então dois livros falam de mulheres, de lutas e de dores universais, e por isso tocam tão fundo no coração de seus leitores, fiéis e cedentos pela continuação de sua obra.

Opinião:

Este livro faz parte de uma coleção de livros publicados pelo Circulo de Leitores e que acaba por ser um relato de maus tratos a mulheres a que nós Ocidentais não estamos habituados, embora seja verdade que por cá continua a haver muita violência e maus tratos a mulheres, infelizmente.

Já tinha lido desta coleção Lágrimas na Areia de Nura Abdi, que retrata a vida de uma jovem da Somália e que no fundo retrata a mutilação genital, algo habitual nesta parte do mundo. Também já tinha lido Queimada Vida de Soud, uma jovem da aldeia da Cisjordania e como já devem ter percebido por muito pouco foi literalmente....queimada viva :(

Logo quanto a este livro já ia um pouco preparado para o que ia ler e não lhe atribui uma nota mais alta devido a que estes livros, embora nos venham a dar a conhecer relatos a que não estamos habituados, a ficar a saber um pouco mais do que se passa noutros países, não foi nenhuma novidade.

Claro que se fica a ganhar com a leitura destes livros, tem momentos cruéis, momentos de nos fazer reflectir imenso de pensar como era possível as coisas se passarem daquela maneira, a saber mais sobre o que se passa naquele misterioso pais, quem nos dias de hoje nunca ouviu falar que nascer mulher na china não é bom sinal, no fundo e como se pode ler quer na sinopse do livro quer na biografia da escritora, acaba por ser acima de tudo um denunciar de situações impensáveis aos nossos olhos.

Mas nem tudo é negativo neste tipo de histórias, apesar da crueldade de muitos casos, vale bem a pena ler este tipo de livros, obvio que ainda vou ler mais livros desta coleção, até porque são vários os que ainda tenho para ler e que se enquadram na perfeição nos meus objetivos de leitura, do Iraque à Nigéria, de Jerusalem até ao Nepal, ainda tenho várias histórias verídicas para conhecer, mas será quanto muito para o 2º semestre :)


Livro 4 de 2013 (China) - 8/10

10 comentários:

  1. Há de facto vidas complicadas em muitos países que nós nem imaginamos, e no que respeita a nós mulheres a situação é um pouco mais severa em determinados países.
    São livros por vezes desagradáveis e cruéis, no entanto a sua leitura acorda-nos para uma realidade que ainda existe nos dias de hoje, num mundo supostamente civilizado.
    Gostei do teu comentário. Já li há bastante tempo Os Cisnes Selvagens e percebi pela sinopse que é passado num tempo anterior a este. São realidades distintas num mesmo país.
    Estás bastante entusiasmado com o teu blog, é muito bom, força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é um facto mas mesmo no ocidente há imensa violência como deves calcular e mesmo no nosso pais, quer a nível de violência doméstica, violações, trafico de mulheres sei lá tantos casos, se formos ai a certas aldeias do pais, bater na mulher ainda é considerado "normal", é triste mas é a realidade. Claro que já se assiste a progressos, mas ainda há tanta coisa má :(

      Estes relatos penso que vão desde 1950 a 1990, mas sei que tem relatos de pessoas de acontecimentos que ocorreram antes pois a escritora entrevistou pessoas de idade, mas é algo que vale bem a pena ler.

      Nunca li, embora tenha lido muitos elogios a esses livros dos Cisnes Selvagens, imagino que deva ser um relato muito interessante de várias gerações chinesas ;)

      lol, faço algumas "brincadeiras" e claro tento comentar os livros que vou lendo ao longo do ano e bolas ainda vamos a meio do mês e este já é o 4, sendo que o Stoker já vai a meio :D

      O Rapaz está aplicado nas leituras ehehe

      Eliminar
  2. É verdade...Vivemos num mundo de caminhos cruzados, mundos paralelos, onde tais sofrimentos subsistem deixando tantas mulheres despojadas da vida, porque nasceram num local ainda retrógrado ou de uma mentalidade em desenvolvimento.

    Felizmente, vivemos longe da vivências dessas situações, porém, muitos serão ainda os casos de mulheres mal-tratadastorturadas, desvolarizadas e injustiçadas que vivem debaixo de um manto de medo permanente, desespero, sem fuga possível.

    Quanto à leitura, não conheço o livro. Mas, não é o meu género de leitura, porque como vivo muito as personagens, não tenho capacidade emotiva suficiente para aguentar a força da história, pelo menos, nos filmes logo estremeço.

    Mas é importante para a humanidade partilhar os relatos e testemunhos destas vidas sofridas, para que, a humanidade evolua e o mundo cresça saudável e acolhedor para todos.

    Por isso, foi muito bom divulgares o teu testemunho. É sempre importante lembrar, que há quem neste momento esteja a passar por momentos de dor e que cabe a todos nós, lutarmos para que tais momentos terminem por todo o mundo para uma liberdade partilhada e igual para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida, penso que esta coleção tem mesmo esse objetivo, denunciar estes casos e felizmente tem havido progressos nas sociedades, as mulheres cada vez mais ganham coragem para contar as suas histórias de vida e tentam lutar pelos seus direitos.

      Ai como é possível estar a escrever isto, vocês que quanto mim são uns amores, o que seriamos de nós sem as mulheres ehehehe

      Penso que até serias capaz de ler estes livros, pois por vezes o simples facto da mulher aceitar partilhar a sua historia de vida já é um acto de coragem de nos deixar de coração partido ;)

      Eliminar
  3. Olá!

    Estou a ver que já vais adiantado na tua leitura! 4 livros, muito bem!

    Oito de dez estrelas também é bom. É um tema interessante, que não deve ser esquecido nem escondido.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      É verdade até estou admirado e já levo meio livro do Stoker lido, e lendo mais uma do ciclo Pendragon, não é normal lol

      Só não leva uma nota maior porque como referi já tinha lido livros algo idênticos e tornar-se algo repetitivo, mas são sempre livros agradáveis de ler e claro acabamos por saber mais sobre outras culturas, vale a pena ;)

      BJS

      Eliminar
  4. Um tema interessante, mas que não faz exactamente a minha "praia", não querendo com isto dizer que descarto a leitura deste tipo de livro. Tenho de concordar com o disseram acima, afinal saber é meio caminho para resolver os problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      São histórias que se lêm bem, nem sempre acaba mal, lembro-me por exemplo da personagem que conta o livro na Somália que acabou por ir para a Alemanha e pode fazer uma vida, digamos normal, mas sim é muito importante denunciar estes casos e penso até ser um ato de muita coragem.

      Bem impressionante a última história deste "Monte dos Gritos" em que as pessoas vivem num local muito remoto e de difícil acesso e que as pessoas vivem em grutas....ai as mulheres como são tratadas, não te vou Spoliar, mas lá está acabam por ser sempre uma mais valia, acabamos por saber mais sobre outras sociedades / costumes.

      Penso que vale a pena experimentares ;)

      Eliminar
  5. Um livro que, provavelmente, irei ler um dia destes. Bastante interessante. Sempre me senti atraído por este género de histórias e pela China: não que queira lá viver mas pela sua cultura. Mais uma vez, um livro bastante interessante

    ResponderEliminar
  6. Olá Pedro,

    Fazes muito bem, como referi no minimo acabamos por ficar a saber mais sobre uma sociedade ainda muito fechada, embora seja um pais que comece cada vez mais a evoluir, mas não a este nível, pelo que percebo e sempre dá para variares um pouco os generos que lês...só te posso dizer que é sem duvida uma história cruel e comovente ;)

    Abraço

    ResponderEliminar