terça-feira, 7 de abril de 2015

Contagem Decrescente - Bruno Franco



Sinopse:
“31 de Dezembro. Passagem de ano. 

Rodrigo Tavares, um proeminente detective da Polícia Judiciária, encontra-se em Almada para assistir ao espectáculo pirotécnico quando recebe um telefonema que muda a sua vida por completo, levando-o a perceber que tinha chegado o momento que tanto temera: a concretização de uma ameaça homicida proferida pelo assassino que mais lhe custara capturar no passado.

Rodrigo tem até dia 15 de Janeiro para deter o assassino, ou as consequências serão devastadoras. E não apenas para si.

Quando o detective observa a forma excruciante e desumana como a primeira vítima fora assassinada, percebe a importância e a seriedade do que está a acontecer, e é então que começa a corrida contra o tempo.
O que começa por ser uma caça ao homem transforma-se rapidamente em algo muito maior e aterrorizador.
Ao mergulhar num mundo de trevas e muitas dúvidas, medo e desespero, Rodrigo receia o futuro como nunca antes o fizera.”

Opinião:

Não é fácil comentar um livro quando começamos a conviver com o escritor e vemos que é uma excelente pessoa e o livro não nos cativa por ai alem, o que é uma pena, pois potencial não falta.

Gostei da escrita do Bruno Franco, fluída e que nos deixa curiosos por saber mais. Achei muito interessante o enredo passar-se em Portugal, as personagens serem portugueses, com nomes portugueses, sendo o protagonista principal negro, muito bem.

Como já referi a escrita é fluída, temos personagens muito interessantes, em especial Valter, Flecha e Carmen, sendo que o livro começa de uma forma que me cativou imenso, com um assassinato violento e cruel.

Sendo um segundo livro, penso que o escritor contextualizou bem o enredo, nunca me senti perdido com acontecimentos que já tinham ocorrido no livro anterior.

Agora para o tipo de livro, policial, penso que o final ficou muito em aberto,  o normal neste tipo de livros é haver um mistério / enigma e no final ficar devidamente resolvido, não querendo com isto dizer que não se prepare o livro seguinte.

Por outro lado achei alguns diálogos forçados, partes do enredo que em nada vieram contribuir para melhorar o que era importante desenvolver, por exemplo para que tantos pares a namorar ? Até podia fazer com que o leitor comece a desconfiar de alguém, mas achei desnecessário.

Por outro lado Rodrigo achei-o muito chorão, bem sei que assistir a uma morte de um familiar tão chegado é cruel, mas neste mundo de violência não há lugar para este tipo de sentimentos pelo menos que isso influencie tanto a sua personalidade, mais a mais sendo ele um detective tão famoso.

E depois o desenvolvimento de Afonso, caramba no momento que atinge algo que tanto desejou, fez o que fez ?

Ainda assim o escritor tem muito potencial, tem ideias boas isso é notório, parece ter o enredo bem dominado, ao pormenor, logo curioso como será o final da obra e desvendado todo o mistério.

38 comentários:

  1. Olá Fiacha.

    Como sabes também já li o livro e apondei na minha opinião alguns pontos menos positivos. A escrita do Bruno é muito boa, torna a leitura simples e as páginas viram rapidamente. Além disso o potencial está lá. Eu gostei do livro, mas concordo quando falas nas namoradas e no Rodrigo ser um pouco chorão. Por vezes comecei a desconfiar que a namorada do Óscar estaria relacionada com os crimes. Penso que foram personagens desnecessárias e na vida real as relações não são tão lindas e perfeitas. Entretanto sei que o Bruno tenciona publicar outro policial antes de publicar a continuação desta saga. Espero que estas críticas o ajudem a crescer como escritor e a melhorar o seu trabalho, pois acho que tem todo o potencial para ser reconhecido pelo seu trabalho.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Sim foi graças às tuas recomendações que acabei por ler este livro e gostei, tem potencial, mas houve ali coisas que achei desnecessárias.

      A cena das namoradas para que aquilo ? trouxe algo de importante ? no fundo a grande personagem é mesmo Rodrigo versus as que gostei, para que desenvolver tanto aquela parte, não fez falta para nada, mais valia desenvolver um pouco mais Carmen por exemplo ;)

      Sim Rodrigo sendo a personagem principal não me cativou, ainda assim achei Óscar mais complexo e interessante, mas que é secundário para o enredo.

      Claro que estes comentários é uma opinião e sem intenção de ser bota abaixo, isso não é comigo, só desejo bem ao Bruno e que tenha muito sucesso, mas foi o que senti em relação ao livro e mesmo certos diálogos...

      Venha ele se tiver oportunidade de ler assim farei :)

      Vai ajudar sim, só assim pode crescer :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Precisamente por não perceber o porquê das namoradas na história é que ainda pensei que podiam estar feitas com os criminosos. Mas depois acabei por ver que não. O ideal seria ter apenas o detective principal e o seu parceiro, mais os maus da fita. Chegava perfeitamente para desenvolver a história. A Carmén talvez não tenha sido mais desenvolvida por causa do livro anterior. Mas percebo o que queres dizer...

      Sim, eu também não sou de deitar as pessoas abaixo e acho que é sempre melhor fazer críticas construtivas. De certeza que para a próxima o Bruno já vai escrever de forma diferente. Eu também vou querer ler o próximo. Vou estar atenta :)

      Eliminar
    3. A Carmen é a prova que o escritor pode ter grandes personagens sem serem muito desenvolvidas, do pouco que conheci foi provavelmente a que mais me cativou e que me deixa na ansia de querer conhecer mais a personagem, por vezes não é necessário muito para adorarmos uma personagem, faz-me lembrar George Martin que criar imensas personagens que nos deixam logo cativados :D

      Isso mesmo, para o enredo bastava como referes, não quer dizer que não se inclua personagens secundárias interessantes, mas aqui não foram uteis digamos ;)

      Há quem comente os aspetos negativos que um livro tem para dar, há quem destaque os aspetos postivos, mas achei que tinha que comentar estes aspetos que não gostei, se o Bruno tira dai proveito, isso já não sei, mas acredito que possa ser útil, para perceber onde poderá melhorar ;)

      Eliminar
    4. Senti o mesmo em relação à Carmen. Mesmo não tendo sido muito desenvolvida neste livro, gostaria de saber mais a seu respeito. Mas tendo em conta i final do livro aposto que vai voltar a se rimportante no terceiro livro da saga.

      Nisso o Bruno tem a vida facilitada pois acho que os aspectos menos bons que têm sido apontados ao livro são sempre os mesmos. Quer dizer que o público lhe recomenda que melhore o mesmo ponto. Seria pior se as opiniões divergissem muito.

      Eliminar
    5. Sim percebe-se que Carmen ainda terá um papel a desempenhar, tal como Afonso :D

      E não cumpri com o objetivo de ler um policial em março (para o desafio do teu blog) mas pronto era a minha aposta....abril qual é o objetivo ?

      Pois o importante é criticarem, pois só com elogios não vê onde erra :D

      Eliminar
    6. Para abril são contos. Mas calma! Não tens que ler um livro cheio de contos! Podes ler apenas um conto solto, do género que quiseres. Para já ainda não cumpri, ando com um livro da Guerra e Paz.

      Eliminar
    7. Olha então já tenho um em vistas, acho que vou cumprir :D

      Curioso por saber a tua opinião a esse livro :)

      Eliminar
  2. Boas

    Bem, este livro desperta-me alguma curiosidade. :) É normal que ainda tenha várias falhas, é com este tipo de opiniões que os escritores crescem.
    Desejo boa sorte ao Bruno e muito sucesso nos próximos volumes.
    Boa opinião Fiacha, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Se quiseres diz que posso emprestar, afinal é um colega escritor publicado pela mesma Editora :)

      Sim é esse também o objetivo, o escritor até tem muito potencial, se conseguir ultrapassar aqui alguns pormenores então vai ser um nome a ter em conta :)

      Obrigado e abraço ;)

      Eliminar
    2. Por enquanto, não. Mas agradeço. :)
      Claro, quando o potencial está lá, é tudo uma questão de trabalho :)

      Eliminar
    3. Pronto já sabes é quando quiseres ;)

      Sem duvida :D

      Eliminar
  3. Olá Fiacha

    Já tinha ouvido falar deste autor, mas pelas opiniões, parece que tem ainda um longo caminho a percorrer.

    Li outro policial de um autor pt e achei o mesmo, muitas falhas na estrutura, na construção frásica, e na própria história.
    Ainda não estou convencida

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Elsa,

      Há aqui potencial, se for devidamente trabalhado temos escritor :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Ainda bem que os blogues divulgam autores Portugueses.
    Acho que nós bloggueres temos de ser sinceros e dizer a nossa verdadeira opinião mesmo que nos custe. Acho que ao dizer-mos o que menos gostamos é uma oportunidade dos autores melhorarem e não cometerem os mesmos erros.
    Nunca li nada deste autor mas estou curiosa. Merece a minha atenção.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Tânia,

      Sempre que posso tento divulgar o que é nacional e tenho lido muita coisa boa mesmo :)

      Sim por muito que me custe penso que ser sincero acaba até por ser útil ao escritor e pelo que já percebi o Bruno reage muito bem a estes comentários, alias já está a trabalhar (segundo percebi) para melhorar alguns aspetos aqui referidos :)

      Fazes bem, tenta parceria com a Chiado, já te tinha dito, tens lá bons livros ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Obrigado Fiacha!
    Como costumo dizer, todas as opiniões servem para crescer e para saber o que fiz bem e o que fiz menos bem. Realmente há um padrão que noto nas opiniões relativamente ao que fiz menos bem: o final ter sido demasiado em aberto (facilmente corrigido, até porque não terei mais nenhum assim); o facto de ter incluído histórias amorosas que não serviam a história principal, e alguns diálogos. Curiosamente, inclui essas pequenas cenas mais pessoais porque no "O Novo Membro" apontaram que seria melhor se eu aprofundasse mais as personagens, que aquele livro era muito só o Rodrigo e o caso policial e mais nada. Não se pode agradar a todos, mas vou tentar equilibrar melhor a balança, o que acho que consegui nos próximos que escrevi. Se bem que por vezes coloquei essas histórias para iludir um pouco o leitor, para o fazer pensar que poderia haver mais do que era suposto naquelas linhas. Já aprendi como devo fazer.
    Relativamente aos diálogos, tenho trabalhado nisso e creio que se vai notar já no próximo!
    Uma vez mais, muito obrigado pelo tempo dispensado a leres o meu livro e mais ainda a quereres ajudar-me a evoluir. Muito obrigado, mesmo!
    Abraço e boas leituras.
    Bruno Franco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Bruno,

      Antes demais obrigado pela visita ao blog, estás à vontade para comentar e interagir com os seguidores ;)

      Sim penso que o próximo livro encerra um ciclo pois pelo que percebi é uma trilogia, logo saberemos como tudo termina, mas embora não me tenha desagradado o final, tirando o encontro entre Rodrigo e Flecha, ficou muito aberto, mas isso sim não vai acontecer mais :)

      Bem mas o importante é que estes comentarios te tenham ajudado e vejo que estás a reagir bem e a trabalhar já nas questões apontadas, quando há qualidade e talento é mesmo uma questão de ser trabalhado o resto irá acontecer ;)

      Nada a agradecer eu é que agradeço a tua simpatia, verdade ;)

      Abraço e manda sempre :)

      Eliminar
    2. Sim, é um género de trilogia dentro da série em si.
      Sinto que aprendi imenso com todos os comentários e opiniões que tenho recebido, está a ser fantástico. Há sempre coisas a aprender. Inclusivamente, já realçaram coisas que acharam muito boas, mas que eu não julguei que estivesse assim tão bem como acharam. Por isso, dá para os dois lados e é essa imprevisibilidade de cada opinião que adoro.

      Eliminar
    3. Ok :)

      Dai ser importante para um escritor ler como os seus leitores sentem pelo livro :)

      Ainda bem que está a ajudar, divulga-se e ajuda-se o escritor a evoluir ;)

      Eliminar
    4. É importantíssimo mesmo, e cabe a nós sermos humildes o suficiente para aceitar que existem outros pontos de vista e que nunca poderemos agradar a todos de igual forma. Desde que sejamos todos civilizados, principalmente quando focam as partes menos boas, não há forma de eu ficar chateado.
      Obrigado pelo respeito que tu e os bloggers têm por mim e pelos escritores que passam pelas vossas mãos. É óptimo e extremamente saudável.

      Eliminar
  6. Olá Fiacha

    Mais uma vez parabéns por estares a divulgar e a apoiar os escritores portugueses, sobretudo aqueles que se estão a iniciar nestas andanças dos mundos literários. São sempre bons estes comentários, pois além de divulgar, reunem um conjunto de opiniões que em tudo podem ajudar o escritor a melhorar cada vez mais a sua escrita.

    Quanto ao livro, como bem sabes, policiais não são o meu forte .... , nem ao vivo, nem em livros, penso que não será por enquanto uma leitura que equacione, quem sabe futuramente .
    No entanto desejo muita sorte e sucesso ao escritor e que vá escreendo e divulgando .

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Sempre que posso e como bem sabes divulgo escritores nacionais até contadores de histórias :D

      Não sei se ajudei o escritor, mas deixei a minha opinião e referi o que menos me agradou e podia ser evitado para termos um excelente livro :)

      Por acaso gosto de ler um bom policial, coloca a nossa cabecinha a trabalhar a tentar desvendar os mistérios ehehe

      Se quiseres ler já sabes ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Li este livro o mês passado e tal como tu também apontei algumas falhas, mas acredito que o Bruno tem potencial para mais. E agora que falas a respeito das namoradas, cheguei a desconfiar que a Sara também estaria envolvida no plano do Valter.
    E apesar das falhas, aguardo pelo próximo livro e acredito que o Bruno irá ter em conta todas as opiniões que vão surgindo =)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tita,

      Sem duvida que tem potencial para mais e penso ser importante referirmos as coisas que gostamos menos, pelo que percebo tem sido útil :)

      Também estou curioso em saber como isto vai ser concluído :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha,

    Adoro as tuas opiniões sinceras e frontais.

    Ainda não li o livro. Mas gostava de o ler, pois aprendi a gostar de policiais.
    Já ouvi falar bem do livro. Espero que não desiluda.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Obrigado e o livro é de fácil leitura, vais ver que o devoras, mas vais provavelmente sentir que algumas coisas podiam ser melhoradas, só isso ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha!

    Muito bem! Fiquei muito curiosa em relação à obra deste nosso autor =D
    Já tinha andado a ver por aí, no passatempo que realizaste e no facebook, e agora estou convencida! Um dia destes quero um =)

    Gostei muito da tua opinião!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lamora,

      Boa, acredito que seja mais uma ajuda na sua divulgação e quem sabe não sintas que pode melhorar ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha. É muito bom continuares a divulgar autores portugueses. Ao que parece este livro pretence a uma trilogia policial. Não é de todo o meu género como sabes mas é sempre bom ter conhecimento. Nunca se sabe.
    Desejo sorte ao Bruno e tenho a certeza que melhorará com todas estas opiniões.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Obrigado sempre que posso divulgo sim :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Paulo. :)

    Como sabes nunca tinha lido nada do Bruno, mas apesar de não ter gostado muito, como sucedeu contigo, do final e de alguns diálogos, gostei imenso da escrita do mesmo e da forma como estruturou a trama, pois parece que pensou em todos os pormenores ao mínimo detalhe. :)

    Sinceramente acho que o Bruno tem muito potencial e espero que chegue longe. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida tem potencial, agora tem que ser trabalhado para melhorar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Gostei muito da opinião sincera, que sem dúvida ajuda o autor a crescer.
    É uma trilogia que tenciono ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Fazes bem, pois penso que não vais dar por mal empregue o teu tempo :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Oi Fiacha
    Boa opinião e, com certeza, ela deve de ajudar o escritor a crescer nos termos em que disseste, ainda mais se o conheces :)
    A sinopse cativou-me, mas depois com a tua opinião, não sei se o lerei.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Tenho muita curiosidade em ler este livro e conhecer a escrita do autor, pelo que li na tua opinião fico balançada, mas a sinopse promete.
    Beijos e boas leituras.

    ResponderEliminar