segunda-feira, 31 de agosto de 2020

"Pirata" de Simon Scarrow e T. I. Andrews


 

 Sinopse

 Ano 25. Os navios piratas semeiam o terror nos corações daqueles que enfrentam os mares do Império Romano.

Quando Telémaco se junta à tripulação do navio mercante Selene fica feliz por escapar às ruas difíceis de Pireu. Mas o jovem conhece pouco dos perigos da vida no mar e nem as dificuldades do passado o prepararam para o terror quando são abordados por um navio pirata. A luta é sangrenta, mas o resultado é claro. O chefe pirata vitorioso, Bulla, oferece aos homens derrotados uma escolha cruel: juntarem-se a eles ou morrerem.

Depois de sobreviver a um ritual de iniciação brutal, o jovem impressiona o novo capitão com o seu engenho e força, e rapidamente ascende na hierarquia dos piratas. Mas rivais perigosos falam de motim e assassinato. Pior, Telémaco descobre que o futuro da irmandade pirata está em risco: Canis, um célebre comandante da frota imperial em Ravenna, jurou libertar o Adriático dos piratas.

Quem se atreverá a desafiar a supremacia crescente de Roma?
Poderá Telémaco ser o homem que irá liderar os piratas e desafiar o Império?

Opinião:

Confesso que o que me levou a ler este livro foi o escritor Simon Scarrow, pois já li vários livros seus, nomeadamente a Serie da Águia e sem duvida que gostei bastante mais de acompanhar as aventuras de Cato e Macro, o que não invalida de estarmos na presença de um bom livro.

As qualidades do escritor estão todas cá, boa descrição de combates, conhecimentos militares, boa camaradagem entre os personagens, bem como uma escrita que nos deixa sempre com vontade de saber o que irá acontecer nas páginas seguintes. Ainda assim e com o decorrer da leitura torna-se muito previsivel, não apresentando muitos acontecimentos surpreendentes e gostava de um final mais cativante e menos previsivel, ainda assim gostei.

A nível de personagens, Telémaco está bem desenvolvido, acaba por cativar, havendo ainda outras que acrescentaram algo de positivo, ainda assim nada demais, embora compreenda que em apenas um livro seja difícil desenvolver muito mais.

Resumindo uma leitura agradável e que recomendo para quem goste deste género literário.

2 comentários:

  1. Nunca li nada deste escritor. E confesso que a sinopse também não me cativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luisa,

      Gosto muito embora tenha livros melhor como referi, vale a pena.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar