Sinopse
De uma terra destroçada surgirá um novo herói.
Inglaterra, início do século x: as forças do Wessex e da Mércia uniram-se contra os dinamarqueses, mas a instabilidade e a ameaça dos vikings ainda se faz sentir sobre os reinos ingleses. Aethelred, Lorde da Mércia, está a morrer e, aparentemente, não tem herdeiros – o cenário ideal para os rivais lutarem pelo trono.
Uhtred de Bebbanburg, o maior guerreiro da Mércia, sempre apoiou Athelflaed, a viúva de Aethelred, como a próxima líder da Mércia, mas nenhuma mulher governou alguma vez um reino inglês. Apesar de ter todas as qualidades de um líder, será que a aristocracia irá aceitar ser liderada por uma mulher? Mesmo que seja a viúva de Aethelred e irmã do rei do Wessex?
Um trono vazio deixa o reino exposto aos rivais. Enquanto os mercianos lutam entre si e os saxões tentam anexar território, novos inimigos surgem na fronteira a norte. Os saxões precisam desesperadamente de uma liderança forte, de um herói que possa destruir a dupla ameaça à Mércia.
Opinião
Que saudades de voltar a este universo, mais um grande livro, que vem dar sequência aos anteriores embora um pouco diferente, pois não apresenta tantas batalhas, do qual o escritor é um dos grandes mestres, mas mais centrado em jogos políticos, com Igreja à mistura, tal como gosto, pois foi muito bem desenvolvido e com boas reviravoltas.
Depois também gostei de ver o nosso Uhtred ter mais uma vez um papel determinante, apresentando-se mais experiente, mais ponderado e a ter uma participação algo diferente do habitual, ainda assim estamos sempre do seu lado e a torcer que as coisas corram bem. Ainda assim ainda teve uma boa demanda para encontrar uma espada, Ódio De Gelo, que pertencia a Kunt e que o deixou gravemente ferido, sendo que apenas esta o poderia curar.
Interessante ainda o preparar desde já personagens para o futuro da saga, Stiorra e Uhtred ambos filhos do nosso personagem principal são um bom exemplo, quer de outras que devem vir a ter um papel determinante para a concretização do sonho do falecido Rei Alfredo, começamos desde logo a gostar delas e foram várias.
Mas finalmente a filha do Rei Alfredo ganha protagonismo, Athelflaed, gostei muito da forma como foi desenvolvida, (pois o livro centra-se muito na corte da Mércia) promete grandes leituras daqui para a frente e o destino de Stiorra, foi sem duvida uma mais valia para o enredo sendo que nos deixa a suspirar por saber mais desenvolvimentos.
Resumindo mais um grande livro do escritor, algo diferente mas sem duvida muito bom, venham mais.
Resumindo mais um grande livro do escritor, algo diferente mas sem duvida muito bom, venham mais.
Não vejo a hora que venha o seguinte. ��
ResponderEliminarAbraço.
Nuno Ferreira.
Viva Nuno,
EliminarSem duvida ficou tudo no ponto nos vários núcleos, logo venham os livros seguintes sim :D
Abraço e boas leituras
Eu gosto muito desta saga. E a adaptação para tv tb é muito boa. Das minhas séries favoritas
ResponderEliminarViva Luisa,
EliminarA serie não vejo, mas quem sabe um dia, mas podendo estar bem engando os livros são sempre melhores (tirando o Senhor dos Anéis vá :P ) e esta serie está muito boa mesma, vale sempre a pena ler e nunca ficamos com a sensação de dinheiro mal gasto ;)
Bjs e boas leituras