terça-feira, 21 de março de 2017

"Terrarium" de João Barreiros e Luís Filipe Silva




Edição Comemorativa dos 20 anos de "Terrarium"

Sinopse:

BEM-VINDOS AO FUTURO E AO COLAPSO DE TODAS AS UTOPIAS POR NÓS SONHADAS.
Estamos a meio do novo milénio e a Fortaleza Europa acabou de vez. Bruxelas não é mais do que uma cratera radioactiva, as zonas costeiras foram alagadas pela subida das águas e a temperatura ambiente aqueceu até o clima ser quase tropical. Quem olhar para o alto, nos raros dias onde ainda se podem ver as estrelas, vai descobrir um anel gigantesco composto pelas carcaças das naves de exóticos migrantes.
Mas isso não é o pior. A verdade é que entre esses exóticos que nos vieram pedir guarida, existem criaturas ainda mais monstruosas que resolveram transformar o planeta num lugar de consumo: num TERRARIUM, a bem dizer…
Preparem-se para viver num mundo prestes a ser assimilado, para o bem ou para o mal, numa nova e efémera Utopia… Agora só nos resta resistir.



Opinião:


Que grande livro, já tive o prazer de ler grandes livros de FC, mas este foi uma surpresa tremenda, um livro repleto de qualidade, apresentando um enredo rico e com muita criatividade, personagens que nos cativam, complexas, bem desenvolvidas e que são sem duvida uma mais valia e uma escrita genial, seguramente que dificilmente se lerá um livro semelhante a este, uma leitura única.

Mesmo sendo um livro tão bom não é de leitura fácil, longe disso e seguramente que mesmo com uma segunda leitura dificilmente se conseguirá perceber na totalidade, mas não deixa de ser uma leitura que mesmo longa ao chegarmos ao final nos sentimos recompensados, pois sendo escrito em forma de contos, não deixam de estar ligados e no final tudo acaba por fazer sentido. Gostei de termos vários finais alternativos.

Não quero entrar muito em pormenores do livro, pode parecer um livro longo e extenso mas apresenta sempre muita ação não tornando a leitura descritiva, alias a criatividade do universo, os mistérios que estão envoltos quer em torno das personagens, de determinados artefactos, dos mundos onde a ação se passa, as tecnologias apresentadas bem características da FC, fará com que o leitor queira ler sempre mais e mais e fique sem duvida admirador destes dois excelentes escritores que neste livro se complementam muito bem (tenho o prazer de os conhecer pessoalmente).

Finalizo dando os parabéns à editora Saída de Emergência pela coragem e vontade de continuar a publicar este tipo de livro, acrescenta seguramente muita qualidade à coleção do qual sou seguidor há muitos anos, são estes livros que nos deixam felizes com o que acabamos de ler, o meu obrigado e que faça muito sucesso.

Um livro de leitura obrigatória, único.


26 comentários:

  1. Uma excelente leitura sem duvida e um marco da Ficção Científica não só Portuguesa, mas também no universo da Língua Portuguesa. Li o original à alguns meses e espero em breve ler esta versão redux.

    Os meus parabéns não só aos autores, mas também à editora Saída de Emergência por ter editado novamente uma obra à muito elogiada, mas também esgotada.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Subscrevo tudo o que comentas, um livro fantástico e que é muito apreciado mesmo fora do nosso país, tenho visto comentários nesse sentido.

      Como sabes não li a versão original (rara por sinal) mas uma coisa sei vais adorar reler esta obra e seguramente iras compreende-la ainda melhor.

      A SDE está a voltar a publicar coisas bem boas, Zelazny vai sair em breve e é muito bom ;)

      Abraço Marco

      Eliminar
  2. Olá amigo Fiacha,

    Outro livro que quero ler.
    Há muito tempo que estava para sair algo deste calibre, sim senhor! Grande opinião, como sempre. Fiquei ainda mais curiosa.

    A ficção cientifica fica quase sempre no esquecimento e é tão bom quando isso não acontece! Ainda mais sendo nacional, muito bem.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Fazes muito bem e sempre quero ver o teu comentário, vai dar luta é que no meu caso fiquei com a sensação de ficar muito longe do que a comentar o livro merecia, mas pronto o importante é ajudar a divulgar e fazer com que mais gente sinta interesse em ler.

      Mas olha que a SDE está a reeditar bons livros, como o Forças do Mercado do Morgan, vai publicar Zelazny entre outros, os livros com muita qualidade parece-me que estão de volta e isso agrada-me muito (não pondo em causa a qualidade de outros livros que são publicados mas que me parece não ser o meu estilo).

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Boas Fiacha,
    Quero muito ler este livro, este ano só estão a sair grandes obras. Bela opinião, ainda me deixaste com mais vontade :D

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo,

      Ainda bem que ficaste com vontade de ler, mas aqui já sabes que tens boa referencia sendo escrito pelo Barreiros, vai-te surpreender verás ;)

      Olha quem sabe aproveitas para comprar no Forum Fantástico, é um livro único ;)

      Abraço

      Eliminar
  4. Eis um livro que já me tinha inspirado curiosidade, primeiro porque é F.C. e depois era escrito também pelo "tio Barreiros" do qual já li 2 livros que gostei bastante.
    Bem, agora e depois de ler a tua opinião, deixou de ser uma curiosidade e passou a ser um desejo, quero muito ler este livro!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu :D

      Podes ter lido muitos livros de FC, até livros aqui do tio Barreiros mas nunca igual a este, este livro é único e tenho a certeza que irás olhar para ambos os escritores de outra forma, seguramente, está muito bom mesmo ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. É escrito pelo "tio" Barreiros e também pelo não menos grande Luís Filipe Silva que contribui-o ainda mais decisivamente para este livro ainda ser melhor.

      Eliminar
    3. Sim sim marco mas a Milu referia-se a ter lido dois livros do Barreiros (por acaso emprestados por mim e que ainda nem li rsrsrs )e sem duvida que o LFS veio dar um grande contributo.

      Eliminar
  5. Muito bom o teu comentário. Acho que convences qualquer indeciso. Ficção científica não é de todo o meu género literário mas fiquei com muita vontade de ler. Espero no verão adquirir este livro. Fico contente pela SDE fazer este tipo de aposta. Aliás têm lançado grandes obras.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Um livro tremendo e conto estar com ambos os escritores para me darem o seu autografo, mas isso não é o importante o importante é ser um livro de tremenda qualidade, adorei mesmo ;)

      Verdade a SDE está a lançar coisa bem interessantes estou muito contente, vem ai mais Robin Hobb e tudo :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá, Fiacha,

    Convenceste-me :d tenho de o adquirir. Quero começar a ler FC e acho que é engraçado começar pelos meus "compatriotas" :D ainda para mais se tem uma estrutura diferente do habitual...

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Su,

      Olha que bem fico muito contente pois é um livro fantástico, não podias ter melhor começo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá, Fiacha,

      Já li "Dune" há uns anos e agora com o livro de contos do George R R Martin que ando a ler também já tenho mais contacto com o género, mas assim que estiver em promoção tenho de aproveitar.

      bejinhos

      Eliminar
    3. Duna foi o livro que me abriu os horizontes para a FC e sem duvida que tenho conhecido universos bem fantásticos, mas foi um livro que gostei muito....Pois esses do Martin não li há quem diga que são muito bons mesmo, alias li um livro dele de FC e gostei muito, mas tinha muita fantasia misturada :D

      Tens mesmo este é um grande livro de FC ;)

      Eliminar
  7. Olá Fiacha
    Tenho estado à espera que saísse para o comprar e sem dúvida que o vou fazer, talvez na FL.
    Fiquei muito curiosa desde que ouvi falar nesta obra e nunca encontrei a versão antiga, por isso imagino o quanto fiquei feliz por saber que a SDE ia editá-la :) é de facto dar os parabéns à editora pela sua excelente escolha.
    Agora as tuas palavras ainda me deixaram com mais vontade...
    muito bom!
    para quem goste de FC é sem dúvida uma obra a não perder,
    beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga,

      Verdade bem que procuramos na FL por este livro mas sem duvida uma raridade, mas felizmente haverá este ano e quem sabe se ambos os escritores não serão convidados a lá estar, tens sempre o FF onde os podes caçar :D

      Sem duvida que a SDE está de parabens, um risco muito grande apostar neste livro, mas que dará um selo de qualidade á coleção BANG ;)

      Fico contente que tenhas gostado do comentário, toca a comprar que te vai encher as medidas :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha,
    Como sabes FC não é género que leia.Acho que nunca li um livro do género. Mas se dizes que vale a pena acredito!!
    Poucas leituras, mas boas :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Verdade tenho andado a ler pouco mas se forem todos assim seria um corvo feliz, vale a pena arriscares, serás surpreendida :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Que bela opinião. Como sabes também fiquei bastante agradado com o livro, seguramente do melhor que já foi feito de FC em Portugal... e não só. Apesar de a história em si ser cativante, é acima de tudo a irreverência e o humor que dão vida ao livro. A coisinha a mais que o torna delicioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies Nuno,

      Sem duvida humor e irreverência é algo que não falta, tenho penas de não conseguir transmitir tudo o que de bom este livro tem para oferecer, adorei mesmo ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    Não costumo ler muita FC mas é um género que quero tentar ler mais e pela tua opinião este livro vale muito a pena.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Tita,

      Tens que ler este que vais gostar, pode não ser uma leitura muito fácil, não é, mas no final vais sentir-te compensada :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha.
    Parece ser uma leitura interessante. Como sempre, uma ótima opinião.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar