quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Espada Que Sangra de Nuno Ferreira


Sinopse:

A palavra dos homens teve muito crédito, em tempos idos. Mas quando a soberba e a sede de poder e glória moldam o comportamento humano, a mentira torna-se um instrumento para pentear as suas próprias fraquezas." Espada Que Sangra é o primeiro volume de Histórias Vermelhas de Zallar, um delicioso cocktail de fantasia, intriga, mistério, suspense, erotismo, aventura e ação, passado num mundo fantástico de civilizações que nos apaixonam a cada página. Zallar é um mundo complexo, onde três continentes lutam arduamente pela sua sobrevivência. No Velho Continente existe uma terra almejada há milénios, desde os tempos em que os medonhos Homens Demónio dominavam a região: Terra Parda, onde as cidades-estado são chamadas de espadas e um minério conhecido por tormento negro tornou possível a existência de armas de fogo. Hoje, são os descendentes dos extintos Homens Demónio quem ameaça as fronteiras desta terra próspera em vegetação, savanas e desertos - os malévolos mahlan. A Guerra Mahlan está prestes a atingir o seu ápice, e agora, tudo pode acontecer. Mas Lazard Ezzila e Ameril Hymadher, reis das principais fortalezas de Terra Parda que viveram um intenso romance na sua juventude, vão perceber de uma forma perturbadoramente selvagem que os seus maiores inimigos podem viver consigo ou partilharem dos seus próprios lençóis.

Opinião:

De um modo geral, todos nós gostamos de chegar ao final de um livro e ficar plenamente satisfeitos, independentemente do género literário em que esteja escrito. Afinal, um bom livro será sempre um bom livro e este superou as minhas expectativas e, ainda por cima, escrito num género que é o meu favorito: a fantasia.

Não que seja um grande entendido neste género, mas, tendo já lido alguns livros, posso dizer que são poucos os livros que tenham tido um início de saga tão bom como este, à exceção de "Guerra dos Tronos", de George Martin, "Duna", de Frank Herbert, ou "As Mentiras de Locke Lamora", de Scott Lynch. Mas o que torna este feito ainda mais incrível é o facto de "Espada Que Sangra" ser o primeiro livro do escritor!

Não que o Nuno necessite de quaisquer comparações, mas, para que possam perceber melhor, existem semelhanças com alguns dos meus escritores preferidos, como George Martin, nomeadamente ao nível do universo onde a ação decorre, que é riquíssimo e muito variado. Neste sentido, partilho um comentário que o Nuno colocou no grupo do Cantinho:


"Eu tenho sempre dificuldade em dizer em que tempo/área o meu mundo se inspira. Eu penso que é uma grande miscelânea que fez com que ele ganhasse uma própria identidade. A alusão mais clara é à Antiguidade Clássica, Grécia, Roma Antiga, mas também há traços da Inglaterra Medieval, por muito que eu evite esse estereotipo, e da Europa Renascentista, com os retratos a óleo, armas de fogo do século XVI, XVII mas ainda com muitos vestígios do Período do ouro, e há civilizações com traços mais antigos. A raça el'ak e a sua fortaleza de Torre das Harpas são claramente inspirados na civilização egípcia, mas com um toque de "não me toques que eu sou de uma raça superior e adoro a natureza" que bebi aos elfos tolkianos. As Terras Quentes, que são muito faladas mas ainda não apresentadas, são baseadas na cultura meso-americana e na suméria, e as Cordilheiras Bravas inspiradas na Gália romana. Hyldegard é mesmo a cidade-estado em que me inspirei mais na Escandinávia podes encontrar por lá tigres-dentes-de-sabre como animais de estimação, e é um pouco influenciada na mitologia nórdica, mas com símbolos egípcios. É uma grande mistura de civilizações que, para mim, faz com que Zallar tenha a sua própria identidade."


A quantidade e diversidade de personagens é algo de idêntico ao mundo de G. Martin, e o Nuno tem a capacidade de, com apenas uma pequena descrição, fazer com que fiquemos cativados por elas (quer as principais, quer as secundárias são excelentes e ocorrem com frequência flashbacks das personagens principais, o que lhes confere complexidade e, claro, consistência). Para além disso, a malha de intrigas, mistérios, crueldade e os 'jogos de trono'(que Martin desenvolve tão bem) também aqui está bem presente. Acresce que, também neste primeiro livro, temos muito poucos sinais de fantasia, que surgem de forma ténue e muito subtil.

Por outro lado, pessoalmente, também este livro me faz lembrar o escritor Bernard Cornwell: aqui, as personagens tem que ter "barba rija", sofrem para sobreviver, são cativantes, passando por demandas verdadeiramente bem descritas. Sem dúvida que um admirador de Cornwell perceberá o que quero dizer e vai adorar ler este livro.

Por último, também me remete para Robin Hobb, mais pela sua escrita elegante, muito própria e, acima tudo, com uma trama muito bem planeada.

É, assim, fácil de perceber que o livro me agradou em todas as vertentes, pelo seu enredo diversificado, personagens complexas e muito bem desenvolvidas, bem como pela qualidade da escrita...ficamos com a sensação de que o escritor apenas nos mostrou a ponta de um enorme iceberg!

No entanto, um ponto negativo: ficou, claramente, a faltar um mapa, bem como um apêndice de personagens. Tive também já a oportunidade de dizer ao próprio escritor que, pessoalmente, não gostei do capitulo que tem a ver com o surgimento dos Mahlan, embora acredite que o que esteja por trás das suas investidas ainda tem muito que se lhe contar.

Havia muito ainda por descrever... terá o escritor coragem para matar personagens chave? quais as personagens que mais gostei as que menos gostei?... E por aí fora. Seguramente que o farei à medida que surjam mais comentários ao livro.

Mas não quero terminar o comentário sem fazer um pequeno desabafo.

Já vi muitas sagas serem interrompidas a meio. Recordo-me, por exemplo, de "A Roda do Tempo", de Robert Jordan, de "Duna", de Frank Herbert, da saga de Scott Lynch (apenas publicado o primeiro volume), mas estes exemplos, embora me custe, são de escritores de renome mundial. No entanto, ver este escritor publicado na Chiado Editora (que pelo que percebo, veste a camisola e tem orgulho), editora onde um escritor tem que pagar para que se o(s) seu(s) livros sejam publicados, (atenção: nada contra, é um modelo de negócio, só adere quem assim entende, mas, naturalmente, não se olha à qualidade do que se publica), custa. Acredito que se este livro fosse assinado por algum escritor de renome seria imediatamente um best-seller, já que não fica atrás de qualquer escritor de fantasia, embora cada um possa gostar mais de um género de fantasia que outro.

Quero com isto dizer que me custa ver que o escritor está dependente das vendas. A editora fez, certamente, o seu trabalho... mas não basta :( 

Há que ler o livro e divulgá-lo! Apelo a que todos os que tenham parceria com a Chiado Editora e gostem de fantasia que o solicitem à editora. Afinal, os blogues tem um papel importante e deixar um escritor deste calibre passar ao lado é, quanto a mim, um CRIME. Mas, tenha o efeito que tiver, será sempre o escritor que terá que pagar para ter os seus livros seguintes cá fora :(

Honestamente, não percebo como não foi incluído numa coleção de fantasia, já que está a milhas de muitos escritores estrangeiros que por aí se publicam. Para terem uma ideia, para mim e se continuar assim, será ainda mais completo que George Martin. Eu sei que gostos não se discutem mas é o que penso! Até porque já tive uma breve ideia do que a vem e tenho a certeza absoluta que o melhor está para vir! Devidamente apoiado e teremos um grande nome mundial no género da fantasia.

Ousem em ler este escritor! ainda vão agradecer a sugestão do corvo ;)

Aproveito para desejar as maiores felicidades ao Nuno Ferreira (uma pessoa impecável) e, claro, caso pretendam colocar algumas questões ao escritor tenho a certeza que estará disponível.

168 comentários:

  1. Bem e inicio eu as perguntas ao Nuno pois já acabei e como não podia deixar de ser a pergunta mais pertinente é para quando a continuação ?

    Sei que ainda é cedo para se falar nela, pois este livro foi publicado recentemente, mas se já tens ideia de quantos volumes serão composta esta saga ?

    Já tens algum escrito e o que se poderá esperar dos livros seguintes depois desta arranque bombástico :)

    ResponderEliminar
  2. Espero que sejam 5 volumes, já tenho mais ou menos tudo pensado e já decidi os finais dos personagens principais, só a última metade do 4.º volume é que não sei muito bem, mas irei aproveitar certamente para desenrolar algumas pontas se acabar por ter a noção que algo ficou por explicar. O 2.º volume está escrito e na minha opinião pessoal é melhor que o primeiro, pelo menos a acção é constante, existe mais pormenores "sobrenaturais", enquanto que o 1.º volume anda muito à volta de táticas militares e intrigas palacianas. Neste momento estou a meio do 3.º volume, ou seja, a meio da saga que tenho planeada. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora muito obrigado pela opinião. :D Não é todos os dias que se ouve aquilo que escreveste sobre mim. Upa upa. :)

      Eliminar
    2. Viva amigo Nuno,

      É verdade já tenho o blog á um tempinho e penso que nunca fiz um post tão extenso e penso que nem falei de muitos pormenores do livro, sinto que não fiz jus à qualidade do livro, mas pronto quando gosto muito de um livro fico mais motivado, embora sinta sempre receio de tornar o post tão grande que a malta acabe por não o ler :).

      Mas há o facto de achar justo que te ajudem e sentir que necessitas de apoio, posso não ter sido tão objetivo mas espero que consiga apelar a mais gente a ler o teu livro ;)

      Mereces inteiramente estas palavras e sabes bem o valor que tens ;)

      Eliminar
    3. Um dos personagens que mais gostei foram os Vultos Negros, os tais de olhos amarelos, teremos mais desenvolvimentos destas personagens, bem como do continente que são originários (Namantisqua)..É que penso haver ali ainda muita coisa misteriosa por explorar :)

      E se o volume 2 ainda é melhor que o primeiro, bem isso é cruel, ainda estou de ressaca e vens-me dizer isso :D...Penso que já lhe atribuíste um nome, "Garras Gélidas" algum motivo em especial ?

      Vais perceber que o Corvo é cusco :D

      Eliminar
    4. Obrigado mais uma vez :D Isso é bom sinal. Só peço a quem leia o meu livro que esteja atento a todos os pormenores, porque se não podem vir a apanhar bonés quando levarem com uma ou outra revelação. O primeiro volume termina com uma grande resposta aos mistérios do livro, mas com uma mão cheia de outras perguntas que serão respondidas, muitas delas, nos primeiros 12, 13 capítulos do segundo volume, um volume que neste momento estou a rever e que terá sem dúvida grandes revelações e muitos capítulos, de tal forma que estou a equacionar cortar-lhe um ou dois capítulos, e incluir o mapa e apêndice, senão o livro fica ainda maior que este umas boas 10 ou 15 páginas xD

      Eliminar
    5. Os Vultos Negros serão bem explorados e presentes ao longo de toda a saga. Quanto ao título do 2.º volume, "Garras Gélidas", penso que quem lê o 1.º sabe o que isso significa. Mas garras e gelo não vão faltar nesse livro :)

      Eliminar
    6. Sem duvida, até nisso tens semelhanças com o Martin, nunca me passava pela cabeça que a simples morte do Curandeiro fosse de quem fosse não me revelasses e não apanhava de todo e sei que há muitos mais, subtileza aqui nos teus livros não faltam ;)

      Não cortes capítulos nenhuns, mau :D

      Sem duvida que são um mistério e muito bem construidos, estou super curioso por saber mais e mais ;)

      E não esperava que aquele "ovo" fosse parar as mãos de quem foi, o malandro, parece-me bem e já fez os seus estragos ;)

      Venham elas :D

      Eliminar
    7. Gostava de perguntar ao Nuno onde posso comprar o livro?!

      Eliminar
    8. Boa tarde, Bryseyas. Podes comprar o livro online através dos sites da Chiado, Bertrand ou Wook, ou comprar fisicamente nas seguintes livrarias:
      Livraria Desassossego:
      Rua de São Bento, nº34
      1200-815 Lisboa
      Livraria Garrett
      Batalhós 32
      2070-071 Cartaxo
      Livraria Costa
      Rua Capelo e Ivens, 86
      2000-039 Santarém
      Livraria Caminho
      Rua Pedro Santarém, n.º 41
      2000-223 Santarém
      Nazareth & Filho
      Praça do Giraldo 46
      7000-406 Évora
      Livraria Cigarrinha
      1º de Maio, nº 6
      2330-089 Entroncamento
      Livraria Til
      Rua D. Afonso Henriques 59
      2330-137 Entroncamento

      Eliminar
    9. Ou, em último caso, encomendar em qualquer ponto FNAC ou Bertrand.

      Eliminar
    10. E não dá para comprar diretamente ao escritor ? Não te ficará mais benéfico ? :D

      Eliminar
    11. Também me convém que ele seja vendido fisicamente ou em outras plataformas. :-) Comprando-me a mim terão que pagar os portes de envio, e os livros que tenho em meu poder também já não são assim tantos quanto isso. :-D Mas claro, se ela quiser pode entrar em contacto comigo e combinamos.

      Eliminar
    12. É como preferir. :)

      Eliminar
    13. Bem o importante é que venda :D

      Aproveito para fazer mais uma perguntinha, nota-se que tens alguns traços de escritores como Cornwell ou mesmo Martin, que foste de beber algo aos Elfos de Tolkien.....já lestes estes escritores e de alguma maneira influência a tua escrita ?

      No fundo partilha quais são os teus escritores favoritos e quais mais te influênciam :)

      Eliminar
    14. Martin (li todos os livros da saga de Gelo e Fogo até ao momento) é uma grande inspiração, a maior provavelmente. Mas a nível de escrita considero Cornwell, Stephen King e Agatha Christie os melhores, e tomara a mim chegar-lhes aos calcanhares. Também aprecio Folett e Dan Brown, mas a nível de mundo bebi muito a Martin e a Howard. A tolkien nem tanto, como referiste, basicamente nessa aura mística atribuída aos elfos.

      Eliminar
    15. Como referi no comentário, ficasse com a sensação que apenas uma pequena parte do universo nos foi mostrado. Nos livros seguintes iremos conhecer mais personagens e locais e não temes com isso perder um pouco o fio à meada e esqueceres-te de algumas pontas que ficaram em aberto ? Por exemplo os Mahlan, que na sinopse do livro mostram-se como os potencias forças a temer pelo império tiveram e tiveram apenas um pequeno aparecimento no livro todo.

      Não temes que ao alargar quer em locais quer em personagens isso te possa fazer perder um pouco o norte ?

      E não podes levantar um pouco o véu :D

      Eliminar
    16. Esse é sempre um dos meus maiores medos, mas isso não vai acontecer até porque tenho tudo planeado até ao fim e ainda tenho margem de manobra. De qualquer forma eu releio várias vezes aquilo que escrevo de forma a não esquecer nenhum pormenor. Tenho sempre em atenção não deixar pontas soltas, daí que faça núcleos se cruzarem com o aparecimento de outros, não gosto de ter mais de 5, 6 núcleos em mãos, torna-se muito complicado para um autor.
      Quanto aos mahlan, no 2.º volume não irão ter mais destaque do que no primeiro, mas posso dizer que nesse volume vão conseguir alcançar os seus intentos, e no 3.º dar-se-ão mais revelações, incluindo capítulos do ponto de vista de um mahlan, revelando os seus modos de vida e conduta.

      Eliminar
    17. Acabamos por não saber se irás alargar o enredo para outros locais, conhecer novas personagens, mas percebi a ideia ;)

      Gostei de termos um POV na perspectiva de um mahlan, como sabes foi do que mais confusão me fez ;)

      Bem e já agora qual a tua personagem preferida, sei que todas te devem dar prazer, acredito que as personagens "chave" já as tinhas planeado, mas alguma delas com o decorrer da escrita acabou por te surpreender pela positiva ou já as tinhas pensado como são ?

      Eliminar
    18. Irei, claro que sim, apenas mostrei um pouquinho deste mundo tão vasto. No próximo volume teremos já o Mar Velho, as Ilhas Hwbane, continuaremos a explorar as Cordilheiras Bravas e chegaremos até à Torre da Cortesã. Mas claro, vamos continuar a ter Welçantiah, Hyldegard e Torre das Harpas e os personagens continuarão a ser desenvolvidos, não irei para a acção para criar novos núcleos em outros locais assim do nada, os nossos personagens terão que percorrer esses locais. :D Quanto a personagem preferida, há tantos que me dão tanto prazer em escrever, Adilar, Ezzila, Goròn... mas o meu destaque vai todo para Hamsha, comecei a escrevê-la como vilã e dei por mim a admirá-la, a admirar o passado que estava a construir para ela e tornei-a o personagem que ela é, simplesmente deliciosa, pelo menos para mim.

      Eliminar
    19. Bem me parecia que iamos conhecer novos locais e compreendo é que às tantas se se alarga tambem o leque de personagens pode ser complicado para conseguir unir os cordelinhos todos, mas há muito por explorar ;)

      Podes dar uma pequena ideia de Torre da Cortesã ? :D

      Sem duvida que nota-se que gostas imenso da personagem e faz todo o sentido ela está muito bem desenvolvida e tem um enorme potencial...vamos ver se aguenta estar ali com aquela "malta" toda, temo pela sua vida :D

      Tens alguma ideia de quando estará concluida a saga ? Pode não ser fácil dizer isso, até pode ajudar se a malta começar a ler e claro as vendas correrem bem mas independentemente disso acredito que vais concluir a saga, nem que seja para eu ler :D

      E já agora se tens mais alguma coisa em mente para escrever alem deste universo :)

      Eliminar
    20. Eu tenciono conluí-la em finais do ano que vem, o mais tardar principios de 2016, agora quando sairão todos os livros é-me impossível responder. Quanto a outras obras, é cedo para falar mas tenho algo escrito (A Conspiração Bonneville), um livro de ação e aventura sobre o Eldorado, passado entre Lisboa e Minas Gerais que com uns toques poderia ser publicado. Não quero abandonar também o género fantástico, e não afasto a ideia de voltar a Zallar no futuro. Também poderei escrever uma saga de FC, mas ainda é muito muito cedo, isto são planos para longo prazo e estou concentrado no presente e nesta saga que me delicia escrever.
      Quanto à ideia que queres que eu te trasmita sobre a Torre da Cortesã, penso que isto são borlas a mais a dar a quem ainda nem sequer leu o primeiro volume :D :D :D posso dizer que a Cortesã era a prostituta de um rei, e um dia, graças a poderes negros, apoderou-se desse reino e transformou-o num local de horror. Essa personagem estará relacionada com Hymadher e Uw-Abblard.

      Eliminar
    21. Olha que bem, espero que consigas atingir os teus obetivos e que até lá os livros venham a ser publicados com regularidade. Espero que o 2 volume seja publicado já em 2015 até porque não convem ficar MUITO tempo sem um novo livro, mas falar é fácil, eu sei :(

      Podes contar comigo como teu leitor e adorava ver-te escrever algo de FC um dos meus generos preferidos e que considero que esta a necessitar de sangue novo, mas é um genero tão mal visto pelo leitor atual....não percebo mesmo, isso e escrever algo sobre portugal e com nomes portugueses, enfim.

      ahaha, mas eu li o 1º volume onde foste buscar essa, só se for para a restante malta, ainda assim só com essa descrição fiquei curioso....ao o Uw-Abblard, anda com uns sonhos muito interessantes anda....alias os pormenores mais importantes / misterios por desvendar muitos deles são revelados pequenos pormenores via sonhos, que como se sabe podem ter diferentes interpretações...tenho pena não ter tempo para reler o livro, quem sabe um dia :)

      Bem não deixo já perguntas pois tenho ideia que poderá estar para breve a publicação de uma entrevista tua ;)

      Eliminar
    22. Obrigado, sim, eu confesso que não leio muito FC, mas tenho boas ideias, quem sabe um dia.
      Eu estava a falar para as outras pessoas que ainda não leram o livro, receio que fiquem muito confusas com tanta informação nova. Podes crer que o Uw-Abblard vai ter uma grande evolução e ser um personagem capital nesta saga.
      Sim, em breves vais ter novidades com uma entrevista minha. :)

      Eliminar
    23. Quando se acabar de ler o livro, a base das personagens está formada, pode haver quanto mais mais portagonismo de uma ou outra personagem, isso nota-se, Ezzila, mesmo o Uw-Abblard, que abre um ciclo que quero muito ver melhor explorado, o misterioso Larny que é um personagem secundário muito bem desenvolvido, mas acredito que personagens novas que venham tirar protagonismo às proncipais atuais, duvido, embora haja ainda muito por conhecer, por exemplo o caso Torre da Cortesã e mesmo o continente de onde sã originários os Vultos Negros ;)

      Quanto à entrevista estou curioso eheheh

      Tens que ler Duna do Frank Herbert, ou mesmo A Oeste do Éden do harry Harrison, custa 5 € e é fanástico, mas a FC tem muita coisa boa :)

      Eliminar
    24. As personagens deste primeiro volume vão ser desenvolvidas, mas aparecerão outras ainda mais interessantes. E há outros secundários que terão o seu peso no seguimento da saga, o caso de Berínia Amara, Zamora Dane ou o próprio Wilfred-Hunther. :-D E Larny é um personagem que tem muito que se lhe diga.
      Hei-de experimentar já li as sinopses e parecem-me bem.

      Eliminar
    25. Sim esses personagens secundários que referes estão bem desenvolvidas a acredito ainda vão ter mais desenvolvimentos, gosto delas todas ;)

      Há uma parte que espero ainda tenhamos desevolvimentos que é a tal Sociedade dos Sem Voz (não sei bem se é este o nome) a qual Ezzila não ficou nada satisfeita com o que fizeram, mas mais não se soube :D

      Fico contente em saber que vamos ter personagens novas e que quanto a ti ainda vão ser mais interessantes, bom sinal ;)


      Eliminar
    26. Vão ser mais interessantes ainda, com toda a certeza, assim como o desenvolvimento desses personagens, como o Ghyaros (o líder dos Vultos Negros), com toda a certeza. Quanto à Sociedade Sem Voz, terás várias respostas já no 2.º volume, e eles terão um grande papel num conflito que se irá viver logo no início do livro, em Hyldegard.

      Eliminar
    27. Já tinha gostado muito de Ghyaros, um povo muito misterioso fic contente que tenha mais desenvolvimentos, é daquele tipo de personagem que quando aparece ficamos logo super ansiosos por saber o que vem dali :D

      Olha que bem, muito curioso por ver esse conflito ;)

      Eliminar
    28. Por tudo isso e muito mais acho que quem gostar do primeiro livro vai gostar ainda mais do segundo. :D Acho xD

      Eliminar
    29. lol não tenho a menor duvida, mas pronto agora é tempo de ver as reações da malta a este livro....espero vir a saber quando o 2 livro vai sair :D

      Eliminar
    30. Sim, cada coisa a seu tempo. :)

      Eliminar
  3. Ainda consegui dar cá um pulinho para ler a tua opinião.

    Confesso que fiquei de boca aberta ao ler esta review e sei que, possivelmente, a minha não será tão completa. A verdade é que duvido que alguém consiga resistir a esta leitura depois de tudo o que escreveste aqui. Está uma opinião muito bem conseguida. E só me deixas ainda mais roída de inveja!!

    Não te cheguei a contar, mas já falei com o Nuno e pedi-lhe um exemplar para poder oferecer a uma amiga no Natal. Sempre é mais uma forma de ajudar e divulgar. E pelo que tu relatas no texto acima, acredito que seria uma boa aposta para quem tenha o hábito de oferecer livros nessa altura. Eu, infelizmente, tenho poucas pessoas próximas que gostem de ler, caso contrário não pensava duas vezes.

    Fiacha, se não te importares, vou copiar o link deste post para partilhar nos grupos do facebook e na minha página (que não tem muitos seguidores, mas sempre chega a mais algum lado). Não te esqueças de enviar e-mail à chiado com o link!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Por acaso foste tu que me fez ver que o Nuno necessita de ser divulgado e penso que tens feito um trabalho impecável, tenho a certeza que o Nuno te está reconhecido ;)

      lol sim esforcei-me um pouco, como referi nunca fiz um comentário tão grande no blog e acredita tinha muito a comentar, mas para mim o importante é que a mensagem passe, estamos na presença de um verdadeiro DIAMANTE, a tua opinião será tão boa como a minha tenho a certeza amiga que terás a tua importância na divulgação do mesmo, já vi que arregaças as mangas ;)

      Olha que excelente ideia, uma grande prenda só te digo :D

      Amiga estás à vontade, eu proprio ainda não o divulguei devidamente...sim logo dou o link à Chiado também, faz parte eheheh

      Bjs e espero que gostes tanto como eu, vai comentando caso queiras, terás dois leitores atentos ao que vais achando do livro ehehe

      Eliminar
    2. Certamente não ficaste mais surpresa do que eu :) Uma vez mais obrigado pela colaboração na divulgação do meu livro.

      Eliminar
    3. Eu já me lembrei por diversas vezes que devia ter um caderninho onde ir apontando as ideias que vou tendo ao longo da leitura, para depois as opiniões sairem mais trabalhadas e completas. Mas quando tiver oportunidade de ler este livro vai ter mesmo que ser.

      Quanto à divulgação, acho que não custa nada fazer os possíveis por ajudar. Quem sabe um dia não somos nós a tentar publicar alguma coisa e não gostaríamos que nos ajudassem nesse sentido. Aliás, acredito que haja por aí muitos bons escritores que só não são mais conhecidos por falta de divulgação, principalmente por parte das editoras. Mas claro que não há melhor forma de divulgar um livro do que começar a haver opiniões pela blogosfera. Eu raramente compro um livro sem procurar as opiniões doutros leitores em blogs ou no Goodreads. Esperemos que desta forma seja mais simples para o Nuno partir para a publicação de uma continuação.

      Ainda ontem comentei contigo que é uma pena o Nuno não ser da minha terra, porque de certeza que facilmente se organizava uma sessão de lançamento do livro com o apoio da câmara. E por aqui, este tipo eventos atraem sempre público.

      Eliminar
    4. Fico à espera então, Sofia O lançamento do meu livro realizou-se no CC de VN Barquinha, e também tive todo o apoio da Câmara e um bom público. :-)

      Eliminar
    5. Olha S pinelli eu nunca faço isso, o que acontece comigo é começar a ir mentalmente formando a opinião e quando chego ao final do livro já tenho praticamente tudo alinhavado, só lhe dar uns retoques e fica feito, não gosto de ter comentários atrasados, mas é um bom método...por vezes faço é uma dobra se me interessa depois reler ;)

      Vamos ver, eu penso que uma ida ao Forum Fantástico seria uma mais valia para ambos, quer para o Forum quer para o escritor, conhecesse muita gente ;)....Sugeri à organização :)

      Sim os blogues são importantes sem duvida :)

      Quem sabe não consigas algo ehehe

      Eliminar
    6. Eu também nunca faço, mas quando chega a hora de escrever o que achei do livro fico sempre com a sensação que me estou a esquecer de alguma coisa importante. Houve uma altura que o fazia com os livros do Murakami por causa de uma rúbrica que tenho no blog sobre as semelhanças entre as histórias, e os textos ficavam sempre mais completos.

      Espero que a ideia do fórum ajude :)

      Já agora, gosto da nova cara do blog

      Eliminar
    7. Por norma tento não fazer muitos spoilers para não estragar a surpresa a ninguém, logo tento fazer um comentário mais resumido não indo tanto ao pormenor, não quer dizer que não adore especular e falar sobre os livros, saudade que tenho de trocar ideia sobre os livros do George Martin :D, mas acredito que ainda tenhamos muito a debater sobre este livro, há pormenores deliciosos e que confesso não fosse o Nuno nunca lá chegaria, MESMO :D

      Os últimos capítulos deixam-nos em suspense e com muita vontade para saber o que ai vem ;)

      Acho que será bom para ambos, sei que o Nuno está disponível (não sei se tem livros para vender, mas sempre o divulga :) ) e o evento só beneficia, na minha opinião, até para variar um pouco ;)

      lol volta e meia dá-me para mudar o visual, ainda bem que gostaste :D

      Bjs

      Eliminar
    8. Eu gostava muito de ir :D

      Eliminar
    9. Da minha parte está feito, agora é aguardar :)

      Eliminar
    10. Obrigado. De qualquer forma eu não poderia ir assistir? Ou é um evento fechado? (Desculpa a ignorância)

      Eliminar
    11. Nada disso é aberto e tem eventos muito interessantes, lembro-me por exemplo de um ano ir lá o Peter V. Brett, grande nome da fantasia, estou a adorar, entre outros nomes que lá tem aparecido.

      Mas para mim o mais interessante é o convivio e rever malta amiga, desde escritores a malta com blogues, ou simplesmente amigos que fomos conhecendo, muitas vezes o melhor é cá fora ehehe....e aparece sempre uns livrinhos em conta, em especial da SDE :D

      Logo que houver algo sobre o programa em divulgo aqui no blog ;)

      Eliminar
    12. Então quase de certeza que vou lá estar xD

      Eliminar
    13. Olha que bem, eu em principio vou no sábado a ver se organizas a tua ida pelo menos nesse dia...e vou levar o meu exemplar eheheheheh

      Por acaso tenho um desenho feito no evento pelo RuiRamos que está altamente e tudo feito em menos de 30 minutos :D

      Eliminar
    14. Sim também tinha pensado ir nesse dia, leva que eu devo-te uma dedicatória xD

      Eliminar
    15. Boa combinado, lá estarei e acredito que vás gostar do evento, acredito que mais dia menos dia irás ser convidado.

      Já agora um dos organizadores pode muito bem ser quem leu o teu livro da SDE, é a Saffa que é a Assistente Editorial do Luís Corte Real ;)

      Eliminar
    16. Ok. :-) é uma boa ideia, o principal é divertir-me, e claro, mostrar que existo xD

      Eliminar
    17. Sem duvida, mas como referi seria bom para ambos os lados se te convidassem, ficavamos todos a ganhar ;)

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    Vou comprar, sei que vai ser uma excelente leitura, obrigada pela partilha, este livro vai ser lido num dia

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Ai não duvido, eu não consigo ler tão rápido e atenção que muito pormenor te pode passar ao lado se não tiveres atenção máxima, mas tenho a certeza que vais adorar :)

      Mais que recomendado :)

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá Corvo

    Bem já me despertas-te a curiosidade e isso é o mais importante, se fosse só pela editora nunca tinha pegado no livro, mas com esses elogios todos vai ficar na lista para que assim que poder...

    Um abraço e obrigado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Percebo o teu comentário e como referi não percebo como o escritor não está encaixado numa grande Editora, mas lá está também comentem erros e neste caso bem grande ;)....Não sei se será bem o teu estilo, penso que estás mais virado para a FC, mas é um grande livro de Fantasia, isso é sem duvida ;)

      Lê que quantos mais lerem mais ajudam a divulgar ;)

      Abraço e boas leituras e estás em falta aqui no blog eheheh

      Eliminar
    2. Espero que se divirta tanto como eu me diverti a ler :-)

      Eliminar
    3. A escrever, aliás :-)

      Eliminar
    4. O Marco seria sem duvida uma pessoa que te podia ajudar mais na analise ao livro e onde podes melhorar mais, mas vamos ver ele tem milhares de livros para ler, impressionante e preguiçoso :D

      Eliminar
    5. Então, tem de tirar umas férias para pôr a leitura em dia :)

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,

    sem dúvida que o livro do Nuno é fantástico! Pelo que tenho lido no Cantinho, pelo teu post de divulgação e agora pela tua opinião, este livro tem tudo para ser um início de algo de tirar o fôlego. É uma maravilha que estejam a despertar talentos nacionais para o género Fantástico e que estejam a apostar neles, o que é algo que nem sempre acontece.

    Sem dúvida, um livro a ler =)

    Gostei muito da tua opinião!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria,

      Ai nem sabes o que me tenho lembrado de ti, dava imenso jeito já teres lido o livro, tínhamos tanto para trocar ideias ehehe, mas espero que possas ler o livro em breve e depois conversamos melhor.

      Tenho a certeza que farás um excelente comentário ao livro e claro vais adorar ;)

      Obrigado e ainda bem :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Vou ficar à espera desse feedback, Maria :-)

      Eliminar
    3. Ai Nuno já me vejo a fazer grandes teorias com a Maria, espero que ela venha a gostar tanto como eu :D

      Eliminar
    4. E teorias podem ter muitas. :D

      Eliminar
    5. Eheh!

      Eu gosto imenso de conjeturar teorias sobre as personagens. Quando gosto da história e das personagens isso acontece.

      Vou pedi-lo para breve =)

      Eliminar
    6. Fazes bem, Maria. Aliás, se fores mais perspicaz que o nosso amigo Fiacha podes encontrar muitas respostas nas entrelinhas deste livro. Mas desvendar os mistérios já é pedir muito :D podem sempre tentar.

      Eliminar
    7. ahaha,

      Tem mesmo que ser mais perpicaz pois eu muitas das coisas passavam-me ao lado, mas verdade seja dita tem que se estar com muita atenção e associar de informações que já nos foram dadas...

      Algo importante Maria será os sonhos e mais não digo, embora não seja por ai que apanhes algumas coisas que estamos a comentar :D

      Eliminar
    8. Sem dúvida que os sonhos encerram muitos dos segredos do livro :P

      Eliminar
    9. Bem interessantes sem duvida e são várias as personagens que os tem, deve haver ai alguma ligação com o mundo da magia :D

      Eliminar
    10. Magia?? Que é isso de magia??? :b kkk

      Eliminar
    11. lol o que é verdade é que os sonhos acabam por ter diferentes papeis e são claros sinais....:D

      Eliminar
    12. Eu sei, estava a brincar. Nesta saga não sei se pode falar diretamente de magia. Há forças muito poderosas, é verdade, mas... mais para a frente há uma personagem da saga que irá responder a essa pergunta.
      Quanto aos sonhos, sem dúvida que eles estão carregadinhos de significados. E não vão ficar por aqui.

      Eliminar
    13. Penso que essa personagem pode ter a ver com Larny (lá estou eu a dar palpites) e ou me engano muito já vimos algo num dos sonhos rsrsrsrs

      Folgo saber isso, por vezes a fantasia pode estragar o que está muito bem desenvolvido, não quer dizer que não possa servir de mais valia mas por vezes fico com a sensação que diminui a obra...por exemplo em Acacia ;)

      Tenho mesmo que tomar atenção, mas muitas vezes as coisas estão ali tão claramente dito e passa-me ao lado rsrsr

      Eliminar
    14. Acho que vais gostar da forma como ela irá aparecer. E não me parece que diminua a obra, não vou pôr alguém a recorrer a magia para destruir um exército e salvar o mundo xD
      Sim, há coisas bem disfarçadas.

      Eliminar
    15. lol fico mais descansado ehehe, já agora essa dos olhos amarelos dos Vultos Negros....belo misterio ;)

      Eliminar
    16. Isso pode ser considerado uma espécie de magia, mas eles são um povo obscuro. :)

      Eliminar
  7. Obrigada Nuno e Fiacha,
    Já encomendei na Bertrand,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a agradecer e acredita fizeste uma excelente compra, vais é ficar a ressacar por mais :D

      Eliminar
  8. Fiquei curiosa com a tua opinião :D Vou incluí-lo na wishlist que vou dar à família para o Natal hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata :D

      Este não engana, é sem duvida um livro excelente ;)

      Olha excelente ideia sem duvida, boa sorte :D

      Jokas

      Eliminar
  9. Boas Fiacha,

    Uau, acho que nunca li uma critica tua tão "apaixonada", o livro deve ser mesmo bastante bom. Bem é mais um para a lista de compras.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Sem duvida que foi uma leitura que me encheu as medidas, qualquer amante de fantasia vai adorar este livro, embora o que aqui mais encontres sejam personagens bem reais e muito pouca fantasia.

      Neste momento acho que está mais para os apreciadores de Bernard Cornwell, mas nota-se que a fantasia vai chegar ;)

      Compra, não deixes passar ao lado este belo livro :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Espero que compre, e entre em contacto comigo para dar a opinião:-)

      Eliminar
    3. Mau e comigo também gosto de saber o que as pessoas pensaram e claro podermos debater o livro, pois tem muito por onde pegar :D

      Eliminar
  10. Olá Fiacha

    Após esta critica fantástica, tenho mesmo de comprar o livro.
    Já li muitas criticas tuas, mas como esta com tanta alma nas palavras que escreves-te acho que é a 1.ª vez.
    Continua com o excelente trabalho.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Finisterra,

      Já me conheces bem, tens tudo dito ;)

      Abraço e acredito que este livro te vai encher as medidas :)

      Eliminar
  11. Já viste quantas pessoas já disseram aqui que vão comprar o livro? E tudo pela tua fantástica opinião :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ache que esteja tão fantástica mas as pessoas já me conhecem e sentem que gostei bastante do livro, só espero não vir a ser depenado por ninguém ehehe, porque isto por vezes há quem goste muito de um estilo / género e outros podem não gostar tanto, mas como disse um bom livro é um bom livro, independentemente do género que é escrito :)

      Mas sinto satisfação por poder ajudar na divulgação do livro :D

      Eliminar
  12. É verdade, a opinião dele está a ajudar muito :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora, Fiacha, quais os teus personagens preferidos?

      Eliminar
    2. Olha que pergunta difícil, pois um dos fortes do livro é mesmo a quantidade e qualidade das tuas personagens :)

      Há a destacar como é óbvio duas personagens chave do enredo que são os governantes Lazard Ezzila e Ameril Hymadher.

      Gosto de ambas cada uma à sua maneira e depois de conhecer Garras Gelidas fiquei com muita vontade de conhecer ainda melhor a Ezzila, pois parece que despertou para a vida e isto ainda vai dar uma grande volta. Quanto a Hymadher. é ele a personagem que é mais desenvolvida neste livro, muito gira em torno das suas ações e gosto da sua maneira de ser e pensar, sabe que um Rei tem sempre a vida em perigo, mas não deixa de ser um homem bom e justo, ao estilo de Ned Stark, mas com experiência de governação, mas claro num palácio onde cobras naja não faltam, uma pequena distração pode ser fatal ;)

      Óbvio que há aqui mais duas personagens que acredito te devem dar muito prazer escrever, que são Hamsha, já gostava dela pelo seu passado pela sua maneira de ser...é bela como Cersei mas mais inteligente, alias Cersei não é de todo inteligente, quanto muito uma leoa que protege os seus filhotes lol, mas depois do que lhe aconteceu no último capitulo, bem promete e muito, mas é melhor não passar muito daqui, pois poucos ainda leram o livro, mas foi excelente ehhehe....será a minha preferida ? É difícil tal como em Martin isto varia de livro para livro e por vezes é Tiryon, depois é Jon, pode ser Arya, como Danny...seguramente uma grande personagem ;)

      Depois temos Goron o que está nas sombras, irmão do rei adoro o personagem, é astuto e sabe o que anda a fazer, muita coisa gira em torno das suas ações e fez alianças perigosas e estranhas, um verdadeiro enigma...sem ele isto não tinha tanta graça, sei lá é como retirar Varys e o Mindinho do Porto Real ;)

      Mas há tantas outras bem desenvolvidas, povos ainda por conhecer, algo me diz que Mayra está no centro de uma grande intriga, há muito mistério envolto nisto tudo....adorei Agerrt e Larny foi uma grande surpresa...

      Espero muito mais da Torre das Harpas tem um enorme potencial, do que se ira passar nas Cordilheiras Bravas, muita curiosidade em saber como isto vai continuar......vamos ver :)

      Eliminar
    3. Muito bem. Certamente percebeste quais são os personagens que mais gosto de escrever. :D Quanto às tuas comparações com o mundo de Martin, acho que Ned preferiria morrer a abandonar o seu povo, algo que Hymadher fez, ele é um homem sensato e muito inteligente, mais do que se possa imaginar (já percebeste isso), mas a sua acção também tem o seu quê de cobardia, e este personagem ainda te vai surpreender, para o bem e para o mal. É um personagem verosímil. Hamsha é mais inteligente e também melhor pessoa que Cersei na minha opinião, e teve um passado doloroso que nos faz amá-la como ela é e compreender as razões dela, eu não o consigo fazer com Cersei, acho-a nariz empinado e sempre viveu num mundo onde todos lhe prestavam vassalagem. Nem sequer me inspirei minimamente em Cersei para criar esta personagem. :) Goròn é um poço de surpresas, tem o seu lado sombrio e astuto como Varys e Mindinho como tu bem comparaste, mas também tem o que estes 2 não têm em Guerra dos Tronos, tem poder. E também sofreu, e também ele sofre, e nós sofremos com ele. É um personagem capital no livro, e será o grande vilão da saga, ou antes revelar-se-á o grande herói. Isso fica para perceberem futuramente, acho que qualquer leitor pode escolher o personagem que preferir e torcer por ele. :) Quero que haja os team Goron e os team Hymadher, os team Ezzila e os team Hamsha :D :D Quanto a Torre das Harpas, terás uma grande surpresa no 2.º volume, a torre tinha muito para explorar, é verdade, mas será que os el'ak vão, finalmente ter descanso? Aggert é dos personagens mais complexos da saga, e Larny... tem muito que se lhe diga, mas fica para depois. :D

      Eliminar
    4. Agora surpreendeste-me não me deixaste pergunta :P

      Sim duvida que duvido que alguma destas 4 sejam eliminadas mesmo estando em constante perigo, só mesmo mais para o final, mas espero ser surpreendido e levar algum KO (ser surpreendido com um acontecimento bombástico).

      Gosto do perfil de Hymadher fora dos círculos do palácio, dá-nos a conhecer outros universos e temos conhecido "povos" bem interessantes como o caso dos homens de olhos amarelos, índios e por ai fora e sente-se que mesmo homens já com muita experiência militar e de vida o respeitam, isso é excelente...por isso sim acredito que ainda me vá proporcionar excelentes momentos :)

      Sem duvida mais inteligente e com outra experiência de vida e muito melhor personagens, é por ser uma mulher bonita e com poder percebes foi por ai que as comparei, mas Hamsha é muito mais completa e tem ali um potencial que se calhar nem ela sabe no que se vai transformar (aqueles pesadelos com sangue rsrsrsrs).

      Ora nem mais e um vilão que tem tudo para continuar a gostar-se dele, sem ele isto não funcionava ;)....sim porque é ambicioso e quem sabe sim não se possa tornar um heroi pode dar para esse lado, por vezes é necessário mão de ferro e muito poder para se combater certos males ;)

      Assim espero pois adorei o mensageiro que foi devolver aqueles personagens raros, esteve ali tão bem, mostrando a alvitez do seu povo, mas depois vemos que não são assim tão poderosos, ou serão ? Vamos ver quando chegar as artes mágicas como será, estou um pouco receoso de como isso, mas pelo que li vais introduzindo de forma gradual...

      Por vezes a fantasia pode ser uma enorme mais valia, mas pode também funcionar ao contrário, mas estou confiante, que as Garras Gélidas me depenem se não estou confiante :D

      Eliminar
    5. Sem dúvida. Adilar é outro personagem importantíssimo, com o seu quê de protagonismo nesta saga, afinal quem lê o livro sabe a importância que ele tem. xD Quanto ao resto, não percas o próximo capítulo porque eu também não.

      Eliminar
    6. Fiquei com a sensação de que percebeste que as Garras Gélidas eram as cimitarras, mas não elas são as Dentes de Sabre. As Garras Gélidas são os olhos de Ezzila, capazes de pôr qualquer um em sentido com a sua determinação felina. :) E se bem percebeste no final, Adilar não era apenas um simples mensageiro, mas alguém importante na cadeia de poder el'ak.

      Eliminar
    7. lol ai não vu perder os próximos capitulos não venham eles, alias ainda é cedo, mas ouvi dizer que iria ter acesso ai a uns capitulos do 2 volume *assobio*

      Olha fizeste muito bem em avisar-me mas que aquelas cimitarras são mesmo especiais são fiquei com a sensação que apenas alguem especial as pode ter...e Ezzila foi uma delas.....mas faz sentido e espero muito da personagem foi a que teve menos protagonismo dentro das personagens chave mas acredito que ainda tem muito a dar.

      Sim mas seja como for ele era um homem morte, para alguem com tanto poder....mas é uma grande persoangem e até mostrou muita sabedoria, "conhece o povo que lidas"....e o outro não sabia dos porcos e ....Espero muito dessa parte do enredo ;)

      Eliminar
    8. É verdade, eu à medida que ia escrevendo o livro ia pensando, comecei isto com vários capítulos seguidos centrados nela e agora ela tem pouco destaque. :) Mas Ezzila tem muito para dar e o segundo livro é grande parte centrado nela, acho que o leitor vai torcer muito por ela no segundo volume, por causa daquilo que ela vai passar. E mais é segredo.
      Não me esqueci do prometido. :P
      É muito bom ver as pessoas entusiasmadas com os meus personagens, escrevi-os para isso mesmo. :-D sim, "conhecer bem o povo", "eles não são apenas números" e "primeiro o importante, depois o urgente", entre muitas outras coisas, são lições que aprendi na minha licenciatura e, de algum modo, quis trazê-las para esta saga. Ao longo dos tempos, só os grandes "empresários" deixaram a sua marca na História. Os "demasiado burros" que só pensavam em si próprios saíram invariavelmente derrotados.

      Eliminar
    9. A maneira como deixas as coisas é notório que o seu tempo vai chegar, estou curioso com o que vai ter que passar o que não se advinha nada fácil, de uma maneira ou de outra o seu "marido" está a fazer um bom trabalho...mas....

      Eu ainda não vi nada, quero ter mais malta para comentar o que acham de cada personagem eheheh

      Eliminar
    10. Tudo a seu tempo.

      Eliminar
  13. Olá Paulo. :)

    Confesso que não conhecia a obra, mas deixaste-me curiosa com a tua opinião, parece ser realmente excepcional. Fica debaixo de olho certamente. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Bem que gostava de te ver a fazer o comentario a este livro, tenho a certeza que ficava excelente, mas acredito que tenhas imensos pela frente.

      Mas já sabes se quiseres e já amanha que te empresto e ainda tens o cafézinho pago e tudo ehehe

      Bjs e obrigado pela visita, bom ano letivo ;)

      Eliminar
    2. Espero que leia e lhe agrade, Rita

      Eliminar
    3. Nuno,

      Tenha a Rita disponiblidade, não pelo número de seguidores que tenha no blog a comentar, mas pela qualidade do comentario, acho que seria mesmo muito bom :)

      Eliminar
    4. Concordo plenamente :D

      Eliminar
    5. Olá a ambos. :)

      Afinal tinha sido contactada pelo Nuno antes de ler a tua opinião, amigo corvo, mas só hoje vi o email. *vergonha* De qualquer modo depois de ler a tua opinião fiquei convencida a experimentar a obra do Nuno, pelo que fica na minha wishlist. :) Quanto ao empréstimo, sei que o farias sem qualquer problema, mas eu ainda tenho três livros teus por ler... :s

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
    6. Já te respondi Rita. :-) Não faz mal xD

      Eliminar
    7. lol, estão em boas maos e curiosamente foi dessa forma que decide arriscar na leitura do livro do Nuno, acho que faz bem em lutar por dar visibilidade ao seu trabalho, embora me custe um pouco...devia ser mais e melhor apoiado, mas pronto isto sou eu ;)

      Bjs

      Eliminar
  14. OMG.... Deve ser um espectáculo! Tenho que o conseguir..... e além do mais é de fantasia e euuuu adoro livros que me "levem" deste mundo para um outro imaginário em que eu me possa como ver a personagem principal. (eu feliz por ver este livro) :-D

    Bjs e Boas leituras a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Joana :)

      Olha que bem um Colibri :D

      Podes ter mesmo a certeza que este livro é muito bom e para ti até é facil pois tens parceria com a Chiado, não percas a oportunidade de o ler e claro de o divulgar :)

      Tem personagens femininas muito boas e poderosas ehehe

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Espero que o leia, Joana, é mesmo um livro à sua medida. :)

      Eliminar
  15. Olá corvo
    Olá Nuno
    Bem por tudo o que li este e do tipo de livro que gosto. O Corvo tem a mania de nos dar cabo das economias. Rsrsrs...
    Muitas das minhas compras têm sido baseadas nas suas sugestões. E esta sugestão também não vou perder.
    Parabéns Nuno. Desejo-te muita sorte e que realmente possas editar os livros que tens em mente. Terei todo o gosto em ler e opinar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Lince,

      Fico contente que tenhas gostado e este livro é mesmo muito bom, sei que gostas mais do genero da Juliet Marillier, mas vais ficar surpreendida com a qualdade deste livro.

      Compra logo que poderes e se necessitares de ajuda já sabes ;)

      bjs

      Eliminar
    2. Muito obrigado, Luísa. :-) Ficarei à espera dessa opinião.

      Eliminar
    3. Não é a questão de gostar do género da Juliet. Sim gosto embora esteja farta da escrita dela até as orelhas. Gosto uma história bem desenvolvida sem ser maçuda. Com personagens cativantes e de preferência com paixoneta.

      Eliminar
    4. isso mesmo, eu venerei a Juliet, mas ja chega, está previsivel e acredita é isso que vais encontrar neste livro alem de duas grandes mulheres, poderosas e muito bem desenvolvidas....não se consegue ficar indiferente ;)

      Eliminar
    5. Bem, com essa história da paixoneta pergunto-me: será que alguém vai querer ver Ezzila e Hymadher juntos??? :-)

      Eliminar
    6. ahahaah, a questão é conseguirás resistir a um final tão feliz ? tudo caminha nesse sentido, mas não será isso algo previsivel ? Terás coragem de "matar" uma destas duas personagens ?

      ;) :D :)

      Eliminar
    7. Isso agora... é segredo.

      Eliminar
    8. Sim revelar o que pode acontecer a um destes dois seria mau de mais, quanto ao final da saga já tens planeado como o pretendes ? Acredito que sim, mas muitas voltas acabamos por ir por caminhos que podem fazer com que se desviemos do caminho :)

      Eliminar
    9. Sim, já sei exatamente o que vou fazer com eles e não se irão desviar do caminho xD Não sei se no final do 2.º volume irão haver muitos team Hymezzila kkk

      Eliminar
  16. Olá Fiacha,

    Um livro que te encheu as medidas!!
    Pela tua crítica não duvido nada da qualidade desse livro e vou ler com toda a certeza. Vou ter de deixar de parte o colega do Nuno e concentrar-me apenas no seu livro :P

    Costuma-se dizer que um livro com um mapa é um bom livro. Ainda não conheci nenhum que prove o contrário. Neste caso parece que temos um livro que merecia ou devia ter um mapa, para além de valorizar o livro é uma excelente ajuda assim como o apêndice de personagens. Fica para a próxima edição!

    Desejo o maior sucesso ao Nuno e que consiga editar toda a obra que tem em mente.
    Só peço uma coisa... se outra editora apostar em ti não deixes publicar os livros com outro tamanho para eu não ficar com uma saga ás escadinhas, tá? ;)

    Parabéns ao Nuno e a ti Fiacha pelo excelente trabalho que fazes.
    Darei noticias um dia lá no meu cantinho!! Espero que o livro me tire o sono hehe

    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Catia,

      Olha tens tudo para ler este livro, pois tens parceria com a Chiado, não sei é se eles têm tantos livros para ceder, sei que mais gente o está a pedir, logo recomendo não perderes muito tempo, um conselho ;)

      Mais que o apendice, que na verdade acabamos por conhecer e muito bem as personagens principais, o mapa dava de facto muito jeito e este livro bem necessita, mas pronto o Nuno já está a tratar do assunto e muito bem ;)...e nem sei se um é suficiente :D

      Obrigado pelas palavras Cátia, sabes bem que o vosso apoio e participação é muuito importante, alias até já fizeste aqui uma mensagem e tens o blog à disposição :)

      Vou ficar muito curioso em ver as tuas reações à medida que vais lendo o livro :D

      Beijinhos

      Eliminar
  17. Ola Catia.
    Antes de mais obrigado pelas palavras, ainda que ainda não tenha mergulhado em Zallar. Quanto ao mapa ando à procura de alguém que saiba fazer bons mapas. Espero encontrar em breve. Tenciono que esta série seja toda publicada na Chiado. :-)

    ResponderEliminar
  18. Bem, é impossível ficar indiferente a este comentário! Será uma compra quase certa no Natal! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que viva intensamente esta aventura! Tentarei conquistá-los com os personagens carismáticos que esta obra encerra. :)

      Eliminar
    2. Ois José,

      Compreendo o teu comentário e acredita fico contente que a malta que tem blogues leia o livro, determinante a malta divulgar este livro, um talento a nível de fantasia nacional, acredita...em breve conto ajudar a tirar mais duvidas que possam ter em relação ao escritor ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  19. Antes de mais:
    parabéns ao Fiacha por mais uma divulgação de sucesso,
    e parabéns ao Nuno por este projeto concretizado!
    É certo que este ainda é só o primeiro passo na jornada de Zallar, mas deve ser uma grande emoção ter uma obra nossa publicada, e a ser bem recebida!

    Neste momento, com a ajuda da opinião do Corvo e com a divulgação dos capítulos no blog do Nuno via facebook, já posso ter um opinião mais concreta, e, resumindo e acabando já com o suspense: já estou decidida a ter o livro! :)

    Nesse excerto, confesso que no início não estava a ter muito interesse. Havia algo no preâmbulo (na linguagem, ou no conteúdo, não sei bem), que não estava a ser significativo para mim e achei que estava a ler algo meramente "simpático", chegando a duvidar se valia a pena investir em tão grande "empreitada", por ser, futuramente, tão grande..
    Mas depois, os dois primeiros capítulos fizeram-me mudar de opinião, e não sei explicar onde esteve o "click" que fez a diferença. O facto de ser só um preâmbulo não é motivo, porque até costumo gostar de introduções, prólogos, e afins. Adorei algumas secas famosas, como por exemplo, a criação do mundo pelo Tolkien em "O Silmarillion"... tenho amigos que desistiram desse livro logo ali...lol).
    Mas aqui, fosso por que fosse, partir para a "ação" propriamente dita trouxe um interesse renovado. Os dois primeiros capítulos envolveram mesmo, e agora quero saber muito, muito mais. Deixam entrever um mundo "novo" que se quer desvendar, mas não rápido demais, para não "estragar". :)

    Há um ambiente épico e de magia mas, ao mesmo tempo, uma humanização das personagens e um cuidado nos detalhes que me faz entrever uma história emocionante e envolvente.
    A comparação com George R. R. Martin é óbvia por causa da intriga e da "estrutura" que penso que a série terá, além de que o Martin, por estar na moda, é quem logo vem à cabeça quando se pensa em sagas de fantasia épica, tal e coisa...
    No entanto, durante a leitura, os nomes que mais me vieram à cabeça foram Robin Hobb, mas também um pouco da Jacqueline Carey, na linguagem e no "tratamento" das personagens. E o Guy Gavriel Kay, na "poesia" que vai aparecendo nas entrelinhas e dando cor às personagens e aos acontecimentos. Não sei explicar melhor, até porque à partida são autores muito diferentes no estilo e maneira de se expressar, mas foram estes que me vieram à cabeça enquanto lia esses primeiros capítulos. :)

    Teoricamente não acho muito correto estar a fazer comparações quando se faz uma apreciação de um livro ou de um autor, sobretudo alguém novo, pois pode parecer que estamos a desvalorizar como algo que não é novo nem original.
    Mas na prática custa-me muito fugir a isso. É algo inevitável: sempre que leio algo novo, inconscientemente vou procurando referências, e depois uso-as para explicar melhor o que quero dizer.
    Não é por mal, Nuno. E temos de ver as coisas pelo lado positivo: as editoras usam as comparações para vender, às vezes na própria capa! ;)

    Entretanto, não nego que não queria nada meter-me noutra série, muito menos uma que ainda só tem o primeiro livro cá fora, mas a vida é assim, se queremos as coisas, temos que nos aventurar! Por isso, lá vou eu! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez mais obrigado pelas palavras. Esse tipo de comparações não me agrava de modo algum. Compreendo quando diz que o preâmbulo não a convenceu, de facto ele é meramente histórico, como encontraria numa enciclopédia sobre a concepção de Zallar. Ainda bem que os dois primeiros capítulos lhe agradaram, tentei imprimir nestes personagens e nestas vivências o máximo de alma, e poderá encontrar nos primeiros 10, 12 capítulos uma apresentação destes personagens e começar desde logo a torcer pelos seus preferidos. Heróis ou vilões, escolha o seu :)
      Obrigado por se atrever a entrar neste mundo fantástico. :D

      Eliminar
    2. Amiga Stark,

      Quando acabares de ler o livro, vem cá fazer as nossas antigas especulações, apenas te digo isso, recordar aqueles nossos tempos antigos e que nos uniram para sempre, vais ver que terás vontade de o fazer é o que tenho a dizer, o resto penso que o meu comentario, sem revelar nada do que se passa, é esclarecedor quanto ao gostar do livro e se hoje considero o Nuno como um amigo, na altura que li o livro isso não acontecia ;)

      E acredita o prólogo é tão enganador...não tem nada a ver, mas pronto foi uma introdução ao universo, nada mais, o melhor é como viste nos capitulos em si e tens com cada um.....

      Obrigado pelas tuas palavras, ajudam-me a continuar em frente ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    3. Parece que já leste o livro há uma década :P
      Vou ficar à espera dessas vossas especulações, há muito que especular :D

      Eliminar
    4. lol ainda estou de ressaca sim, mas já estou numa onda completamente diferente, mas ainda não li muitas páginas é verdade :D

      Mas o volume seguinte, que já está escrito, já se lia, upa upa :D

      Sem duvida é algo que a amiga Stark gosta de fazer e é mais perspicaz que eu :D

      Eliminar
    5. Keep calm. :-) Espero que a perspicácia seja suficiente para descodificar os mistérios do livro. xD

      Eliminar
  20. lol.
    Especulações combinadas!
    E adoro essas coisas, sim. E até acho que tenho "jeito", sim, mas se calhar não é perspicácia, é cusquice feminina.... Entretanto, confesso que estou um bocado "enferrujada" nessas coisas (não leio sagas, agora, não há tema), mas isso depois resolve-se..... he he...:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, bem, então tem aqui uma ótima oportunidade para desenferrujar essa veia especulativa xD

      Eliminar
    2. Fico à espera, acho que o Nuno ainda se vai rir de muitos palpites, lembro-me de dizer que Tyrion ainda se casaria com a Sansa e não é que acertei mesmo :)....mas em 10 acerto 1 :D

      Eliminar
    3. Acho que vou-me rir tanto dos vossos palpites como vocês se vão rir do que eu cheguei a conjeturar fazer com alguns personagens. Um dia saberão :)

      Eliminar
    4. lol acredito então essa de sabermos o que tinhas planeado para certas personagens :D

      Eliminar
  21. Ois migo,

    Tinha alguma curiosidade em ler este livro, mas tu falaste tão bem dele, que se tornou leitura obrigatória :) Entre este ano e o próximo vou tratar disso... Fiquei ainda mais curiosa quando consideraste o Nuno capaz de ultrapassar o Martin. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Como referi é importante divulgar o livro e tendo tu parceria com a Chiado aproveita que este é um bom livro, mas devias fazer já pois acredito que exista mais malta a pedir, não sei se haverá limite no número de exemplares a enviar aos vários blogues :)

      Quanto à comparação com Martin, tira a conclusão por ti eeheh, a mim encheu-me as medidas e tem como referi algumas semelhanças :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Nádia, como diz bem o Fiacha, o melhor é tirar a conclusão por si própria. Acho uma bondade tremenda compararem-me a Martin, uma vez que sou grande fã do mesmo - e também muito crítico ao seu trabalho, para o bem e para o mal -, mas com essa comparação saio claramente a perder: o nosso amigo George tem muito mais experiência de vida e experiência de escritor do que eu, e um traquejo notável. Este é o meu primeiro livro, e embora considere a minha saga muito mais organizada que ASOIAF, não me coloco a responsabilidade de me colocar num patamar tão elevado. Leiam, divirtam-se, amem ou odeiem os vossos personagens, e tirem as vossas ilações, sejam elas positivas ou negativas. Estarei cá para os ouvir a todos :)

      Eliminar
    3. Nem mais, pessoalmente achei este primeiro livro muito bom e quanto a mim, Martin dá a sensação de ter bloqueado um pouco, embora seja verdade que as últimas 200 páginas do último livro das Crónicas indicia que vai novamente "acelerar" as coisas ;)

      Eliminar
    4. Se é duro para o leitor passar por 1500 anos de Daenerys em Meereen e tudo o resto, deve ter sido ainda pior para Martin desenvencilhar-se dos inúmeros núcleos que criou. Por temer isso é que eu elaborei o esqueleto do que escreverei em cada livro, e as voltas que lhe hei de dar, embora ainda haja um ou outro núcleo que não tenho ainda nada pensado. Quanto às Crónicas de Martin, havia muito a dizer, mesmo com bloqueios e com nós difíceis de desatar consegui gostar muito de todos os livros e entender as opções do escritor.

      Eliminar
    5. lol essa da Danny foi mesmo, mas lá deu a volta e ficou no "ponto", vamos ver como vao as coisas ficar, para mim e aqui que ninguem nos ouve, apenas duas coisas estão feitas, Bran está onde tem que estar e começa a haver movimentações para o regresso dos targarien ao poder, de resto.....tanto ainda por atar, mas ele lá saberá ;)

      Acho que fazes bem e vendo bem as coisas, tens muito menos núcleos que o Martin, acredito que possas alargar um pouco o universo, mas isso será feito atraves das personagens já existentes....penso :D

      Eliminar
  22. E pensar que só lhe faltam 2 livros para terminar a saga. Enfim, mas quanto ao final de ASOIAF eu tenho uma teoria (que podem ver neste link para o meu blog: http://deixamelerte.wordpress.com/2014/07/04/teorias-o-final-das-cronicas-de-gelo-e-fogo/ )
    Quanto ao meu Universo, tem sem sombra de dúvida menos núcleos e todos eles se vão interligando à medida que ele é expandido. Obvio será que, para não perder o fio à meada, alguns personagens terão de ser assassinados pelo caminho, mas depois dos acontecimentos do 3.º volume, terei todo um 4.º volume para desenvolver núcleos e personagens e harmonizar todos os acontecimentos para um final de saga em grande no último livro :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim mas ele vai conseguir dar a volta, no fundo uma parte será Guerra dos Tronos e outra parte mais ligada a magia, pessoalmente acredito que exista algo maligno que está a empurrar os Outros para junto da Muralha (algo preveniente de onde a Melisandre é originária) logo acredito que seja esse o seu destino e não regressar a Porto Real, mas tenho que ir ver a tua teoria sim senhor ;)

      Estás a escrever e a finalizar esse 3 volume certo ? Pelo menos é a ideia que tenho, parece bem, tens tudo bem organizado e planeado, ajuda bastante, mas lá está pode haver coisas que te fazam ir por caminhos diferentes :D

      Eliminar
  23. Mas a Melisandre não é de Asshai??? :P
    Ainda estou a meio do 3.º volume :) Sim, gosto de ter as coisas pensadas, pelo menos motiva-me até chegar onde quero.

    ResponderEliminar
  24. Bem gostei de ler as tua teorias, mas penso que a Lumifera será mesmo os dragões de Danny :)

    Não gostava de ver Jon Zombie e não sei até que ponto nos estamos a esquecer de Bran Stark, tenho quase a certeza que será determinante para o desfecho disto tudo, mais o nome do seu lobo é .....Verão será por acaso ?

    E não sei se a tua teoria em relação ao Tyrion não será ao contrario isto é ele é inteligente, astuto tal como o seu pai, agora Jaime e Cersei...incesto....belos....mas pode não ser relevante para o desfecho ;)

    A cena dos Outros é o que eu penso ehheh

    Espero que te esteja a motivar começar a ver o teu livro comentado :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, só podemos especular e esperar por 2048 :-p
      Motiva muito, como é óbvio, é excelente.

      Eliminar
    2. lol não estou minimamente preocupado, enquonto forem lançados perolas como os teus livros, chegamos lá num instante ;)

      Eliminar
  25. Olá :)
    Só agora é que pude vir aqui espreitar, não tenho tido tempo. Escolinha primeiro que o resto é secundário :)
    Tempo para ler também não tenho tido, mas com certeza que quando o tiver adicionarei este livro na minha lista :D
    Quanto à opinião acho que está boa e que transparece o quanto gostaste desta obra.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Mais nada tempo de estudar :D

      Deixa la nas ferias depois devoras livros eeheheh

      Obrigado e investe neste livro sim, está muito bom, vai por mim ;)

      Bjs e bons estudos :D

      Eliminar
  26. Bem, convencida :) irei mesmo ler !
    vou espreitar os dois capítulos no blogue do Nuno, pois ainda não tive oportunidade de o fazer.
    Gostei bastante do teu comentário e também da 1ª análise que a Paula Pinto fez, dá uma visão não tão empolgada quanto a tua Fiacha de uma primeira abordagem.
    Mais uma vez, parabéns Nuno, por levares o teu sonho adiante e por seres essa pessoa simples que vai respondendo sempre com calma e amabilidade a todo este teu público, Continua assim e tudo de bom para ti, muito sucesso.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Fazes bem em ler os capítulos disponibilizados, ficas já com uma pequena ideia, embora penso que não transpareça a qualidade da obra.

      Fico contente que tenhas gostado do comentário :D e acaba por ser diferente lermos um pequeno excerto que acabado de ler o livro todo lol

      Fico contente que te disponibilizes a ler, caso queiras posso levar para o FF, aproveito e o Nuno dá um autografo no meu exemplar, nada como mais um a divulgar o livro e por norma consegues transmitir melhor que eu tudo o que de bom e menos bom claro o livro tem para oferecer :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Muito obrigado, A Caminhante :D Tento fazer o meu melhor, e gosto muito de interagir com o público. Afinal, é para vocês que eu escrevo. :-)

      Eliminar
    3. :)

      Quanto ao FF, claro que te agradeço, se levares, tenho uns tantos para te entregar e é com o maior gosto que divulgarei e comentarei :)

      Eliminar
  27. Olá amigo Fiacha,

    Estou literalmente a babar, pelo li, fiquei encantada e entusiasmada, só é pena que as editoras não acreditem nos autores portugueses tanto como nos estrangeiros.
    Quem me dera a mim ser rica para puder comprar todos os livros que me chama a atenção e ter o meu tempo todo dedicado à leitura.~

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Fico contente que tenhas gostado do comentario, o livro encheu-me as medidas e espero que um dia tenhas oportunidade de ler, vale muito a pena :)

      Sem duvida temos aqui escritores tão talentosos, mas temos que ter esperança e claro apoiar no que for preciso, penso que nesta altura já foi mais lido e divulgado e pelo que percebo toda a malta o tem elogiado, fico contente, mesmo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Ainda bem que ficaste entusiasmada, Angelina. :-) Espero que gostes.

      Eliminar
  28. Autor: Nuno Ferreira
    Data de publicação: Agosto de 2014
    Número de páginas: 676
    ISBN: 978-989-51-1736-9
    Colecção: Mundo Fantástico
    Género: Literatura Fantástica

    Parece que agora já está arrumado na estante certa ;). Acho que tinhas referido que não estava bem classificado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Honestamente, não percebo como não foi incluído numa coleção de fantasia, já que está a milhas de muitos escritores estrangeiros que por aí se publicam."

      Foi este reparo que me levou a pensar isso. :P

      Eliminar
    2. E fizeste muito bem, pois é bem verdade :D

      Eliminar