Vencedor do prémio Pulitzer 2013: Uma saga de amor, esperança e redenção no país mais fechado do mundo.
Vida Roubada segue a vida de Pak Jun Do, um jovem no país com a ditadura mais sombria do mundo: a Coreia do Norte.
Jun Do é o filho atormentado de uma cantora misteriosa e de um pai dominante que gere um orfanato. É nesse orfanato que tem as suas primeiras experiências de poder, escolhendo os órfãos que comem primeiro e os que são enviados para trabalhos forçados. Reconhecido pela sua lealdade, Jun Do inicia a ascensão na hierarquia do Estado e envereda por uma estrada da qual não terá retorno. Considerando-se “um cidadão humilde da maior nação do mundo”, Jun Do torna-se raptor profissional e terá de resistir à violência arbitrária dos seus líderes para poder sobreviver. Mas é então que, levado ao limite, ousa assumir o papel do maior rival do Querido Líder Kim Jon Il, numa tentativa de salvar a mulher que ama, a lendária atriz Sun Moon.
Em parte thriller, em parte história de amor, Vida Roubada é um retrato cruel de uma Coreia do Norte dominada pela fome, corrupção e violência. Mas onde, estranhamente, também encontramos beleza e amor.
Opinião:
Um livro muito bom, mas que não é, seguramente, fácil de comentar dado a complexidade do enredo bem como a forma como é narrado pois estamos sempre a mudar de narrador e a dar saltos temporais, mas que, com o decorrer do tempo, acabamos por começar acompanhar.
É, sem dúvida, uma leitura fascinante, pois acabamos por conhecer melhor um país totalmente diferente do que estamos habituados, os seus hábitos, cultura e tradições e embora possam ser relatados alguns factos algo exagerados, acabam por se enquadrar bem com o enredo e acima de tudo, dada a sua crueldade, fazer-nos pensar como é possível nos dias de hoje ainda haver este tipo de mentalidades.
Como referi, o enredo é complexo, mas acabamos por verificar que o escritor tem tudo bem pensado e acaba por surpreender com a qualidade do trabalho apresentado, percebe-se o porquê da atribuição do prémio. As personagens são interessantes, embora em abono da verdade a que mais me tenha cativado seja a principal Jun Do, dada a sua complexidade e por todas as situações por que passa, sendo a que mais me marcou sem dúvida. Quanto à escrita, numa primeira fase algo descritiva, mas que acabamos por apreciar com o decorrer do tempo.
E nada como terminar com algo dito na sinopse:
"Em parte thriller, em parte história de amor, Vida Roubada é um retrato cruel de uma Coreia do Norte dominada pela fome, corrupção e violência. Mas onde, estranhamente, também encontramos beleza e amor."
"Vida Roubada merece um lugar ao lado das distopias clássicas como Mil Novecentos e Oitenta e Quatro e Admirável Mundo Novo."
Livro excelente :)
Parece ser diferente ao que estamos habituados a encontrar ultimamente nas distopias e que vai mais ao encontro do conceito original de Orwell e Huxley, ainda para mais tratando do tema da Coreia do Norte.
ResponderEliminarOlá José,
ResponderEliminarÉ um excelente livro sem dúvida e foi a distopia que mais me agradou até hoje, melhor até que o Homem do Castelo do Dick, adorei ;)
Abraço e boas leituras
Um dia fiz um trabalho sobre a Coreia do Sul e pesquisei um pouco sobre a Coreia do Norte para comparar. Fascinou-me!
ResponderEliminarNão sabia que este se passava lá. Ebook :p
Obrigada pela dica ;)
Viva,
ResponderEliminarSem duvida que um universo bem diferente e muito misterioso, fazes muito bem em ler o livro que está muito bom mesmo e em e-book, não se amachuca e é de fácil arrumação :D
Bjs e boas leituras
Boas Fiacha
ResponderEliminarMais uma vez nos presenteias com um excelente livro acompanhado com uma opinião agradável sobre o mesmo.
Para variar é só mais um para acrescentar à minha wish list. :D
Abraço
Viva José,
EliminarUm livro muito interessante, fica atento e se poderes investe ;)
Abraço e boas leituras
olá Fiacha
ResponderEliminarParece-me interessante este livro, quem sabe se o dia o pedirei emprestado a alguém * assobio* :)
gostei da tua opinião que sem contar muito da história, abre-nos uma janela quer para um país quase desconhecido entre a maioria de nós, quer para um mundo onde o poder impera (penso não ter interpretado mal :P )
bjs
Viva Caminhante,
EliminarQuando quiseres e vale bem a pena, só te digo ;)
Sem duvida, um poder totalitário, muita coisa até pode ter algum exagero, mas há outras coisas que são bem reais, infelizmente :)
Bjs e boas leituras por Duna :D
Muito interessante, principalmente se levado em conta onde a história se passa. Ótimo artigo, amigo Corvo. Bjos e excelentes leituras!
ResponderEliminarViva Cassiana,
EliminarUma leitura bem diferente do habitual sem duvida, mas que vale muito a pena ;)
Tomará seja publicada por ai :)
Bjs e boas leituras
Comparável a 1984 e Admirável mundo novo? Isso sim é me fisgar!
ResponderEliminarFiacha, como você não é muito atraído por distopias, pelo seu comentário pude ver que essa, por fim, foi uma baita de exceção. Nunca havia ouvido a respeito e nem sei se vai sair aqui. Pelo visto vou ter que esperar :\
Ultimamente estou relutando em fazer resenhas rsrsrs
Parabéns e traga mais leituras.
Ois amigo Henrique,
ResponderEliminarSem duvida, não é bem a minha praia embora reconheça a ENORME qualidade apresentada, quer no 1984, O Homem do Castelo entre outras que li, mas este livro, até por todo o mistério proveniente da sociedade da Coreia do Norte foi mesmo a que mais me cativou e está muito boa mesma.
Nem parece teu, tens um talento enorme, que se passa ? Adorei ler a tua resenha do 1984, do melhor que já vi ;)
Abraço, boas leituras e agradecido pelo comentário ;)
Boas Amigo Fiacha,
ResponderEliminarComprei a trilogia The Liveship Traders da Robin Hobb, no reino unido,
tenho a sorte de ser bilingue , mas conheço muita gente que leu a Trilogia do Assassino, e agora a SdE não dá continuação.....as pessoas não sabem inglês suficiente para ler um livro, eu pergunto ; vai ficar assim, ou de a SdE está a pensar em continuar a Saga ?!!
bjos
Viva amiga Elsa,
EliminarAi quem me dera que a Editora continua-se a publicar essa escritora e em especial essa trilogia, já perguntei na pagina deles no FB e muita gente gostava que continuassem a publicar os livros da Hobb, mas não responderam, podem estar à espera de um momento melhor, pode estar a vender pouco, o importante é que tenham os direitos de publicação :)
E pelo que sei estás a gostar imenso, fico contente entra uma mulher corvo e tudo *assobio*
Se poderes compra este livro, que embora bem diferente, é bom e já agora por estes lados voltei ao Drood :D
Bjs e boas leituras
Olá Fiacha
ResponderEliminarExcelente critica.
Como bem sabes não sou muito fã deste tipo de livros, ainda a uns tempos falamos sobre o livro.
Mas a sinopse não me convenceu. Já a opinião quase que dá vontade de pegar no livro.
Talvez um dia arrisque e tentei-o ler.
Continua com o excelente trabalho.
Abraço
[by Finisterra]
Viva Finisterra,
EliminarObrigado e sim é sem duvida um bom livro, mas diferente de fantasia, mais real, no fundo uma distopia, onde o poder de apenas um homem governa o mundo ;)
Abraço e boas leituras e venha o seguinte de Feist :D
Ainda este fim-de-semana podia ter este livro, se ao menos tivesses publicado esta tua opinião mais cedo... Mas fica de baixo de olho, vou é mas é tentar não ter as expectativas muito altas até porque comparar com as distopias do Orwell e Huxley é elevar a fasquia, mas...
ResponderEliminarUm abraço
Viva Marco,
EliminarApenas li o 1984 e este é melhor livro, alias como referi foi a melhor que li até hoje, os Jogos da Fome são viciantes, mas é mais fantasia e para um publico juvenil, este é muito mais "obra"
Aproveita que é mesmo como gostas dos livros ;)
Abraço e boas leituras
Amigo agora fiquei surpreendida. Porque nem sei porque mas o livro não ne estava a despertar atenção. Até porque é completamente diferente do que estou habituada. E tu mais uma vez inverteste a situação. Gostei do teu comentário. E até parece bem interessante o livro. Fiquei deveras curiosa. Bem, mas para eu pedir emprestado é mais difícil (não tenho jeito para assobiar). Portanto lá terá que ir para a minha lista.
ResponderEliminarObrigada
Viva amiga lince,
ResponderEliminarEu emprestava com todo o gosto sabes disso mas fica bem puxado ehehe, mas sim é um livro que vale bem a pena ler, se poderes investe ;)
Bjs e boas leituras por Fianovar :D
Eu sei que emprestavas e agradeço a boa vontade. Vou colocar na lista de espera. Rsrsrs...
ResponderEliminarFionavar??? Está a ser bem interessante mas confuso. Como tenho tido pouco tempo disponível a leitura tem sido lenta. E isso tem me dificultado um pouco. Mas estou a gostar.
Fazes bem é uma excelente leitura :)
Eliminarnunca esqueças é Gavriel kay, embora seja o pior que li dele, não deixa de ser bom e ainda tens muito pela frente.
Olha recordo-me por exemplo da Anne Bishop leste ? No inicio aquilo não é fácil, mas com o decorrer do tempo, torna-se altamente viciante ;)
E os príncipes ainda tem muito a dizer, tal como elas :D
Acredito. A Anne Bishop tenho 5 livros dela que ainda não li.
ResponderEliminarSe for do universo das Jóias Negras, estás bem servida mas digo-te não vai ser fácil perceberes logo o enredo :D
EliminarE da Jacqueline Carey universo Kushiel ? Idem mas que vale bem a pena ;)
Boas Fiacha,
ResponderEliminarPela capa do livro não diria que continha esse tipo de história. Confesso que já tinha visto esta capa muitas vezes, mas nunca me chamou a atenção ler a sinopse.
E acho que não fosse ler o teu comentário não lhe daria muita importância, pelos vistos parece ser um livro bastante profundo e marcante.
Beijocas
Ois Angelina,
EliminarMarcante sem duvida, uma boa definição ;)
Ui acontece-me tanto isso, saber de livros por outra malta, faz parte :D
Bjs e boas leituras
E mais um para a minha lista!
ResponderEliminarE bastou a referência ao 1984 para me convencer! :)
Cumprimentos do Norte! :)
Ois amiga Stark,
EliminarPara mim este ainda é melhor, mas pronto é a minha opinião ;)
Jokas do benfas que espero ir ao norte fazer boa figura, é já am amanha:D
Olá Fiacha!
ResponderEliminarEste é um livro que me desperta muita curiosidade, pelo seu tema e contexto. Com a tua opinião, que está muito boa, fiquei ainda mais curiosa!
Será uma das minhas futuras compras =)
Bjs e boas leituras!
Viva miga,
EliminarFazes bem, que sabe não venha a surgir na biblioteca onde costumas ir buscar livros, vale bem a pena só te digo ;)
Bjs e boas leituras
Olá!
ResponderEliminarJá tinha visto o livro, mas a capa e o título não me deixaram nada curiosa.
Ainda bem que falas nele. Depois de ler a sinopse e o teu comentário parece-me interessante. Nunca li nada sobre o extremo oriente talvez este seja a minha primeira leitura.
bjo =)
Olá Cátia,
EliminarO livro é mais daquilo que mostra e acaba por ser uma excelente oportunidade por descobrires esse misterioso oriente, em especial na Coreia do Norte, pais muito mais fechado que outros da região ;)
Bjs e boas leituras :D
Olá amigo corvo. :)
ResponderEliminarEstou cheia de curiosidade com este livro, parece ser tremendamente interessante e a tua opinião veio reforçar isso. :) Mal tenha oportunidade será uma das leituras que farei da editora. :)
Beijinhos e boas leituras*
Olá amiga Rita,
EliminarUi este livro comentado por ti seria bem interessante, espero que o leia sim ;)
Já sabes que o podes sempre ler :)
Bjs e boas leituras
Boas Fiacha,
ResponderEliminarEste livro sobre a C. do Norte parece ser uma boa leitura, fiquei muito curiosa,
vou acrescentar este livro à minha biblioteca,
obrigada pela dica,
bjos
Olá Elsa,
ResponderEliminarUm bom livro sem duvida, não tão bom como o que estou a ler e sei que compraste na versão original Drood de Dan Simmons, mas ainda assim muito bom e que vale a pena ser lido, até pelo minstério que envolve a Coreia do Norte ;)
Bjs e que a Manha e o Talento te ajude :D
Olá Fiacha,
ResponderEliminarSim, a Coreia do Norte é um país do qual pouco ou nada se sabe,
nunca li nada sobre essa parte do globo, e estou realmente curiosa sobre o conteúdo do livro,
LooooL, vai gozando, um dia acerto, Looool
bjos
Sim eu é como referi acredito que existam coisas que sejam algo exageradas mas muita coisa é inegável e nos dias de hoje ainda acontecem, mas sem duvida que é dos paises mais "fechados" ao oceidente ;)
Eliminarlol eu quero é que comentes o que andas a ler da Hobb e que se passa em Vilamonte e penso que tem uma mulher manhosa com corvos eheeh
E que os deuses te ouçam e te lembres aqui do corvo :D
bjs
Olá :)
ResponderEliminarMais um bom comentário...:) Não deve ser uma leitura assim tão fácil, pelo menos quanto ao local a que se refere, não é o meu género de leituras mas quem sabe :P
Fica a curiosidade...beijinhos
Olá miga :D
EliminarSim a leitura é algo complexa isso é verdade mas acabamos por perceber o enredo com o decorrer da leitura mas dada a qualidade do trabalho apresentada penso que irias gostar, uma boa leitura sem duvida ;)
Bjs e boas leituras
Olá Fiacha,
ResponderEliminarTalvez pelo tema em si, este livro nunca me chamou muito a atenção, mas se calhar, depois de ler o teu comentário, deva reconsiderar :) É mais um a juntar à pilha interminável!
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarSerá uma boa aposta de leitura, acaba as Brumas de Avalon e fica com este debaixo de olho, um livro com qualidade sem duvida ;)
Bjs e boas leituras
Também tenho este livro na minha wish lol :P
ResponderEliminarParece-me muito bom. Como dizes é capaz de ser uma leitura que não seja assim tão fácil mas mesmo assim valerá de certo a pena. Pessoalmente também não gosto de livros muito descritivos, mas há alguns que têm mesmo de o ser, e, assim que nos habituamos, depois gostamos muito do livro ;) **
Olá Filipa :)
ResponderEliminarBem vinda e espero voltar a ver-te por estes lados, sei que não tens blog, mas espero que um dia cries o teu, já vi comentários teus muito bons ;)
Este é sem duvida um bom livro, complexo mas com o seu mistério e claro ficamos a saber um pouco mais sobre esse pais tão fechado como a Coreia do Norte ;)
Bjs e boas leituras :D
Eheh =)) Obrigada Fiacha ou como diz a Cata, Fi e acho que vou adoptar o Fi :P
ResponderEliminarDe vez em quando sabe bem ler um livrinho assim. E quando aprendemos algo ainda melhor ;))
Um beijinho e boas leituras para ti também *****************
lol
EliminarEstás à vontade, a Ninfa da Floresta não se vai importar :D
Sem duvida dai gostar tanto de Romance Histórico, ficamos a saber sempre algo mais :)
Não acabaste de ler a Rapariga Corvo ? Deve ser da minha família lol, mas gostei do teu comentário, é o que te digo vais ter uma legião de seguidores ;)...Vá toca a ler este novo do Follet e nessa altura quero ver o comentário no "As Leituras da Filipa" :D
LOOOOOOOL só tu xD
ResponderEliminarTambém gosto do género ;)
Eu gosto de coisas levezinhas intercaladas com mais "pesadas" :P
Acabeiiii e adoreiiiii, é um livro realmente espectacular! Eu adoro policiais :D
Lolol quando tiver o do Follet, há-de passar à frente das "prioridades" eheh ;)
Lol beijinhos***
Fazes falta na blogosfera vai por mim, por vezes temos a sensação que não trazemos nada de novo, mas nisto não há melhor que o convívio e as amizades que se fazem ;)
Eliminar*Eu gosto de coisas levezinhas intercaladas com mais "pesadas" :P*
Dito de outra forma "umas verdes com uma maduras lol" mas entendo-te é bom variar um pouco, por vezes um romance sabe bem :)
Também gosto, embora há muito que não leia um policial tenho que ler um da Agatha Cristie são vários os que lá tenho :)
Acho bem, Follet é bom :D
Bjs
Olá Fiacha :)
ResponderEliminarDescobri-te por causa do post que a Clarinda fez no Ler é Viver e apesar de já me ter cruzado contigo noutros blogs, não conhecia o teu espaço.
Gostei da tua opinião e fiquei com "a pulga atrás da orelha" em relação ao livro :)
Vou passar a visitar-te mais vezes pois gostei muito do (pouco) que vi até agora ;)
Beijinhos
Ois Cristina,
EliminarJá sou seguidor do teu e já comentei e aparece as vezes que quiseres que és sempre bem vinda :D
Um livro de qualidade sem duvida e que vale a pena ser lido, se poderes lê que vale bem a pena ;)
Bjs e boas leituras
Olá Fiacha,
ResponderEliminarEste romance, só por se passar na Coreia de Norte, chamou-me logo à atenção. O regime instalado nesse país está cada vez mais sombrio e o seu líder cada vez mais excêntrico, pelo que acho importante que se tente perceber o que por lá se passa... Parece ser uma forma lúdica de o fazer. Mais um na wishlist! :P
Beijinhos e boas leituras! ^^ *
Ois lady,
ResponderEliminarSem duvida, vi uma noticia recente que todos os homens tinham que ter o mesmo corte de cabelo do lider :D
Um bom livro sem duvida ;)
Bjs e igualmente para ti :D
Olá,
ResponderEliminarAgora aguçaste a minha curiosidade... parece um livro interessante
Ois Lili :D
EliminarSem duvida um livro interessante e complexo se poderes lê que é bom ;)
Bjs e boas leituras e bolas já acabaste Tigana sim senhor :D
Oi Fi,
ResponderEliminarComo sempre lendo livros de qualidade, e enriquecendo seu blog, parabéns pela opinião, muito boa e fez com que eu me interessasse em ler o livro. É isso...
Abraços e boas leituras!!! :D
Ois Amanda,
ResponderEliminarQuem sabe não seja publicado no Brasil ou mesmo já o tenha sido, procura, pois se poderes ler é algo complexo, misterioso e que realmente vale a pena, sempre ficas a saber mais sobre um pais bem....diferente ;)
Bjs e boas leituras
Olá
ResponderEliminarO livro parece-me bastante interessante, vou adicioná-lo à minha lista de livros a ler. Só o facto de contar uma história passada na Coreia do Norte desperta o meu interesse. Sei tão pouco sobre esse país, que sinto falta de saber mais.
Bjs
Ois Ana,
EliminarSem duvida um livro interessante e sobre um pais bastante misterioso, se poderes lê vale bem a pena ;)
Bjs e boas leituras
Fiquei curiosa! :)
ResponderEliminarSem dúvida que o livro parece complexo e difícil de opinar sobre ele, contudo, gostei muito da tua opinião e sem dúvida que o vou querer ler!
Beijinhos!
Ois Carolina :)
ResponderEliminarFazes muito bem uma excelente distopia, a melhor que li até hoje, embora os jogos da fome sejam mais viciantes, mas não tão complexo ;)
Bjs e boas leituras
Olá =)
ResponderEliminarTenho um selo/TAG para ti no meu blogue =)
Beijinhos
Comecei agora a ler este livro que está na minha "lista de desejos" desde a primeira vez que o vi. Acho que não conheço quem não o tenha adorado.
ResponderEliminarAs expectativas estão muito altas.
Boas leituras