quarta-feira, 18 de novembro de 2015

"Invenção das Asas" de Sue Monk Kidd




Sinopse:
Da autora de "A Vida Secreta das Abelhas"

Hetty, uma escrava do início do século XIX, sonha com uma vida para lá das paredes sufocantes da opulenta mansão Grimké. Sarah, a filha dos Grimké, desde cedo que quer fazer algo pelo mundo, mas é sufocada pelos limites rígidos impostos às mulheres.

Tudo tem início quando Sarah faz onze anos e lhe dão Hetty, um ano mais nova, para ser sua aia. Nas décadas seguintes, cada uma à sua maneira, as jovens lutam por liberdade e independência. Moldando o destino uma da outra, vivem uma intensa relação de amizade marcada pela culpa, rebeldia, separação, os caminhos ínvios do amor e também pelo nascimento do movimento abolicionista que mudará as suas vidas para sempre. Será que a religião, a sociedade e a família podem enfrentar os sonhos de duas jovens? Inspirada pela figura histórica de Sarah Grimké, Sue Monk Kidd transcende o registo histórico para nos oferecer um testemunho deslumbrante e poderoso da luta das mulheres e dos escravos em nome da liberdade. A Invenção das Asas é um triunfo da arte de contar histórias, abordando um tema sensível e atual, de uma forma honesta e poética.

Opinião:


Pensei que o melhor livro lido em 2015 da editora Saída de Emergência já estivesse escolhido, no entanto a leitura deste livro veio alterar a minha escolha e dificilmente poderá ser ultrapassado, pois não devo terminar este ano Guerra e Paz do Tolstoi ( uma obra igualmente muito boa). Este livro passar-me-ia completamente ao lado se não fossem os comentários em blogues de pessoas amigas,que me chamaram a atenção para a sua qualidade. Aqui está mais uma prova da importância dos blogues na divulgação de livros.

Não sei definir o livro quanto ao seu género, poderá, talvez, ser enquadrado como Romance, Romance Histórico ou mesmo Drama. O que sei é que um bom livro pode surgir em qualquer género literário e isso para mim é o mais importante. Um livro muito completo a nível de enredo, com personagens fascinantes e devidamente aprofundadas e claro com uma escrita muito cativante onde a escritora, no final, explica muito bem toda a forma como foi escrito e trabalhado,. É daqueles livros que quanto mais vamos lendo mais ficamos viciados e sem vontade de parar.

No fundo a base do livro é uma espécie de homenagem a duas jovens irmãs que lutaram não só pelo fim da escravatura mas também pelo direito de igualdade da mulher na sociedade americana.

Acaba por ser um livro que nos faz refletir, levanta questões que, se olharmos aos dias de hoje, ficamos abismados, como por exemplo: na época um branco ajudar um escravo negro a fugir dava uma pena de 20 anos de prisão. Só por aqui já podemos ver que tipo de enredo vamos encontrar e ainda assim encontramos histórias de amizade, alegria, luta, sacrifício, sem dúvida que quando damos por nós estamos a torcer pelas vidas de Sara Grimké e de Hetty.

É difícil comentar muito mais sem fazer spoilers, há tantas situações, cruéis, comoventes, mas que no fim nos sentimos felizes e satisfeitos por esta história ter sido contada. Considero ser importante não deixar que este tipo de situações sejam esquecidas, tanta gente que lutou e se sacrificou para que a escravatura e as mulheres tivessem direito à igualdade, logo temos aqui uma mais que justa homenagem.

Só posso recomendar a leitura deste livro muito bonito, não deixem passar algo tão belo ao lado é só o que digo.

47 comentários:

  1. Olá!
    Parece um bom livro e a temática é interessante. Gosto desse tipo de livros, que nos vicia e faz pensar na nossa marca na história, no que fazemos hoje em dia para manter esses valores e direitos que tantas mulheres lutaram e que agora por nos serem adquiridos não pensamos muito neles. Parece ser um livro que me faria pensar bastante :)

    Bjito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cátia,

      Não tenho a menor duvida que irias gostar, lá está quando tem qualidade e com estes temas é difícil não agradar, acho que devias apostar ;)

      bjs

      Eliminar
  2. Fica anotado, obrigada mais uma vez Fiacha, tou tramada contigo, com este tipo de critica, lá vou eu aumentar a minha whis....e olha que não é bem o meu género!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu,

      Obrigado eu pelo comentário sempre importantes para nos motivar e seguir em frente :)

      Vale bem a pena se poderes não deixes escapar ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Parece bem interessante. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Um livro lindo, se tiveres oportunidade lê que vale bem a pena :)

      Abraços :D

      Eliminar
  4. Olá Paulo,
    comprei este livro logo que saiu, pois achei-o interessante.
    Li e gostei muito, pois o enredo mostramos uma temática que está longe dos nossos dias, mas de certa forma presente: escravatura e diferença de sexo.
    O livro relata a escravatura vista de perspectivas diferentes: do lado dos escravos, temos a visão da Hetty, negra da casa dos Grimké; do outro lado temos a Menina Sara Grimké, dona relutante da sua escrava (Hetty).
    A história irá iniciar-se na infância das personagens principais e demonstrar o crescimento, estagnação e reavivar de uma amizade.
    Também veremos a luta pelo estatuto da Mulher, numa sociedade onde elas deve ser submissas a 100%.
    Quem tiver oportunidade, leia.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Faço minhas as tuas palavras um livro que todos devíamos ler :)

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá,
    Cá está outro livro da SDE que está na minha wishlist. Sem dúvida que esta editora tem feito apostas muito boas e muito diversificadas! :)
    Eu já tinha a certeza de que esta seria uma história e um livro muito bonito e a tua opinião só veio confirmar isso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fazes muito bem pois este livro é mesmo muito bom, não sei se chegaste a ler mas a SDE publicou outro grande livro mais ou menos com os mesmos temas, que foi "As Serviçais", pode ser algo diferente mas é igualmente bom :)

      Ainda bem que a minha opinião ajudou, aconteceu-me a mesma situação foi a opinião de outros amigos que me chamou a atenção :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha

    Já tinha reparado neste livro, até estive com ele na mão, não o comprei porque o titulo não é apelativo. Agora com esta opinião vem já hoje para a estante.

    Estamos no século 21 e ainda se fala nos direitos das mulheres....é triste ouvir isto

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Tenho a certeza que vais gostar bastante e é uma grande verdade deviamos ter uma mentalidade bem diferente, embora as coisas estejam bem melhores atualmente mas em muitos locais as mulheres ainda são vistas como um ser inferior, é triste e lamentável :(

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,

    Também tive alguma dificuldade em perceber o género literário onde este livro se insere. É baseado numa história verdadeira, mas com uma boa parte saída da imaginação da autora. Eu adorei o livro e terminei-o com imensa vontade de ler alguma das biografias que a autora refere, das irmãs Grimké. Fico muito contente por teres gostado da leitura :) Acho que também é um dos melhores livros que li este ano.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois.

      Bem a tua opinião foi uma das que me ajudou a olhar a este livro e só tenho a agradecer :)

      Quanto ao género é um pouco isso, há ali um grande trabalho de investigação e muita coisa é real, logo ficamos a conhecer duas pessoas que muito contribuíram na luta contra a escravatura e a igualdade de direitos da mulher.

      Teve ali momentos mágicos a simplicidade da mãe de Hetty, a forma como descreve a sua vida na manta, a sua irmã, a amizade entre Sara e Hetty, no fundo muito disto tambem gira em torno de Hetty.

      Giro era a escritora escrever a continuação deste livro, isso está bem :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Tens toda a razão! Certamente que as aventuras das irmãs Grimké, na luta contra a escravidão e pelos direitos das mulheres dava uma boa continuação. Quando terminei o livro fui investigar algumas biografias que a autora refere e que, obviamente, não há nenhuma traduzida para pt. Mas mesmo em inglês eram caríssimas!! Fiquei com pena...

      beijinhos

      Eliminar
  8. Olá amigo Fiacha,

    ora aqui está um livro que eu não tinha ficado assim muito curiosa para ler, mas que, depois de ler a tua opinião fiquei muito curiosa e possivelmente será uma das próximas leituras da editora.

    A tua opinião está excelente, penso que conseguiste focar todos os pontos que o livro apresenta sem contar o mínimo spoiler. E fizeste-lo de uma forma bastante sublime. Vou querer ler muito brevemente este livro!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Faz parte dos blogues amiga e quantas vezes nao me acontece a mim ler os teus comentários e ficar com imensa vontade de ler o livro :D

      Neste caso acho muito bem que ajudes a SDE a divulgar mais está pela pérola

      Obrigado ainda bem que a opinião ajudou :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Boas Fiacha,

    Nunca tinha ouvido falar deste livro, e se não fosses tu, com esta capa, passava-me completamente ao lado. Gostei de ler a opinião :) Continua assim hehe

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Luis,

      Antes demais e mais uma vez os meus mais sinceros parabéns este blog muito a ti te deve, mas pronto contes muitos e com saúde :)

      Se tiveres oportunidade lê o livro no final sentirás recompensado :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Obrigado mais uma vez Fiacha, fico bastante contente que a minha participação neste grande blog signifique tanto para ti :)

      Grande Abraço!

      Eliminar
    3. Não tenhas a menor duvida os vossos comentários dão-me imensa força para continuar, um dia ainda publicas aqui uma mensagem, verás como é importante para quem está deste lado os comentarios :)

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    Que bom que gostaste! É de facto um livro excelente, muito bem escrito.
    É uma boa aposta da editora. Têm excelentes livros.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Penso que a tua opinião tambem me ajudou a ler o livro, o meu obrigado :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    Também já li o livro e gostei muito.
    Um excelente livro mesmo!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Tita,

      Sem duvida uma leitura muito boa, acho que vai ser o meu livro top da SDE para 2015 :)

      Bjs

      Eliminar
  12. Olá, Fiacha. Gostaria de o contactar. Será possível indicar-me um mail para o efeito?
    Obrigada. :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Fiacha
    Este livro passar-me-ia ao lado, muito provavelmente, mas gostei muito da tua opinião e confesso que fiquei curiosa com este livro.
    é uma época dura e tenho lido alguns livros que me agradaram bastante, sobretudo a escritora norte-americanaToni Morrison.
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Pois a mim aconteceria o mesmo se não tivesse visto os comentarios da malta amiga, um livro que vale muito a pena, espero poder ajudar a que outros o leiam :)

      Por acaso tambem gosto bastante do tema, se tiveres algum livro dessa escritora até gostava de ler, embora como sabes tenho sempre vários livros por ler que me limitam as leituras

      Bjs e boas leituras....e tenho saudades de ver uma mensagem tua por estes lados :D

      Eliminar
    2. Toni Morrison recebeu o Nobel da Literatura em 1993 e tenho um livro dela "Be Loved" (apesar de o titulo ser em inglês o livros é em português) e é sobre o pós escravatura, quando ainda nem era carne nem peixe, isto é os escravos eram livres, mas quase ninguém reconhecia a sua liberdade. É um livro bastante duro, mas muito bom , se quiseres empresto-te é só dizeres.
      Quanto á mensagem...... vamos tratar disso :P
      Bjs

      Eliminar
    3. Fica registado, mais a mais sendo um livro duro é mesmo como gosto :)

      Boa :D :D :D

      Eliminar
  14. Olá Fiacha,
    Tenho muita curiosidade em ler este livro. Talvez no próximo ano o leia.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Sem duvida que te recomendo a leitura deste livro muito bom ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Fiacha
    Acho a capa deste livro linda linda linda!
    E pelos vistos não é só por isso que vale a pena :p só vejo opiniões positivas.
    Adoro livros fortes e este parece-me um deles.
    E concordo contigo, a divulgação de blogs é muito importante. Já conheci e li muitos livros que adorei que se não fosse por este meio me tinham passado ao lado.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Sim este livro está muito completo, é forte no enredo, nas personagens e na escrita logo é normal que a malta tenha gostado, acaba por ser exemplos de vida :)

      Isso mesmo os blogs tem muita importância e nos que nem sempre temos paciência para seguir em frente mas sem duvida que podemos ajudar muita gente :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Viva, companheiro.
    Excelente opinião. Pelo que vejo, é um livro muitíssimo interessante, a realçar algumas temas fraturantes do nosso passado recente. Pessoalmente, prefiro beber destes temas em artigos ou documentários, mas não duvido que seja um excelente livro.
    Abraço e continuação de boas opiniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Sim verdade que há documentários e artigos muito bem feitos mas penso que de forma romanciada se faz uma homenagem muito justa a quem muito lutou para que a sociedade evolui-se se tiveres oportunidade lê até é uma forma de variares um pouco as tuas leituras :D

      Abraço, boas leituras e obrigado pelo constante apoio ;)

      Eliminar
    2. Oh, há tanta coisa que quero ler...
      Não tens de obrigadar, sabes que estou sempre presente.
      Grande abraço

      Eliminar
  17. Oi Fi, o livro em questão parece ser muito bom mesmo, vai para a minha lista :D
    Gostei da sinopse e de sua opinião, e de fato os blogues são muito importantes para a divulgação dos livros, parabéns pela resenha.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amanda,

      Se poderes le que vale bem a pena e sim temos um papel importante na divulgação :)

      Bjs

      Eliminar
  18. Olá,
    Sentir-me tentada a ler o livro. Já vi imensas opiniões dele (todas positivas) mas quando chega a hora de o comprar acabo por escolher outros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Tânia,

      Vale bem a pena só te digo, aqui ficarás bem servida :)

      Bjs

      Eliminar
  19. Olá Fiacha!
    Adorei a sinopse e o teu comentário. Parece um livro muito interessante. E fiquei com muita vontade de o ler. Já está na wishlist. Obrigada

    ResponderEliminar
  20. Olá Fiacha!
    Adorei a sinopse e o teu comentário. Parece um livro muito interessante. E fiquei com muita vontade de o ler. Já está na wishlist. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Um dos melhores livros que li este ano publicado pela SDE, vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Olá Fiacha :)
    Gostei imenso da tua opinião. Parece ser um excelente livro :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Se poderes lê que vale bem a pena e é sem duvida um excelente exemplo de vida :)

      bjs e boas leituras

      Eliminar