terça-feira, 13 de outubro de 2015

"Guerra e Paz" de Lev Tolstoi




Sinopse:

A OBRA-PRIMA DE UM DOS GIGANTES DA LITERATURA UNIVERSAL

Guerra e Paz é o verdadeiro clássico da literatura universal. No início do século XIX, a Rússia é devastada pelos exércitos de Napoleão e as vidas de homens e mulheres cruzam-se num tecido narrativo deslumbrante. Tanto as vidas mais mundanas como os faustosos bailes, as tramas políticas ou as violentas campanhas bélicas do Czar Alexandre são trabalhadas com o realismo e limpidez que caracterizam o génio de Lev Tolstoi. Sempre presentes estão as desigualdades sociais e os caprichos de uma aristocracia vã e indiferente à miséria e ao sacrifício.
Esta é uma obra intemporal que condensa toda a condição humana, simultaneamente romance histórico, bélico e filosófico, e propõe acutilantes reflexões sobre os temas que nos movem e comovem: a vida, o sacrifício, a liberdade, a justiça, o amor e a honra.

Opinião:



Um romance aclamado, por muitos, como o melhor de sempre. Foi várias vezes publicado e com várias adaptações ao cinema, logo qualquer pessoa que tenha oportunidade deve lê-lo, embora admita que não é uma leitura fácil.

Devo dizer que este livro me deixa um pouco dividido, gostei muito da escrita, repleta de sarcasmo ao longo de toda a obra e que retrata de forma critica o período das invasões francesas, sendo que o resultado é um enredo muito bem desenvolvido sob esse aspeto. Pode-se mesmo dizer que estamos na presença de um dos melhores romances históricos que já li tal a forma bem descrita e detalhada que obra apresenta, isso foi do que mais me agradou.

Por outro lado considerei a obra demasiado descritiva, eu compreendo que é muito importante por vezes descrever-se devidamente uma personagem, um período do enredo para que possamos ter o devido enquadramento. Adoro isso, por exemplo, no escritor Dan Simmons, mas aqui achei demasiado excessivo. Por outro lado existem vários núcleos onde ação se passa, imensas personagens o que acaba por dificultar e muito o conseguirmos entrar na "história". Só mesmo a mais de meio do livro é que comecei a perceber melhor o enredo. Depois temos as personagens, não nos conseguem cativar, são pouco desenvolvidas e não chegamos a criar empatia com elas, mas ainda assim gostei de André, Peter e a família dos Rostov. Se a tudo isto juntarmos a pouca ação ao longo de toda a escrita, não o posso considerar como “um livro que me enche as medidas”.

Mas sem duvida que é uma obra notável, rica, complexa, onde é retratado uma visão social bastante bem conseguida e uma crítica à hipocrisia de valores e atitudes da classe mais alta da sociedade. Abrange imensas questões complexas, a nível social, moral, económicas e mesmo humanas, tornando a obra rica.

Tenho esperanças que o II volume desenvolva melhor o enredo, que as personagens se tornem mais complexas e que sintamos mais empatia por elas e claro que encontre mais ação, drama, emoção, romance, que acabe por ajudar a tornar a leitura mais compulsiva.


56 comentários:

  1. Olá Fiacha.

    Esses são precisamente os motivos que me levam a ficar longe dos clássicos. Há imensos que adorava ler (este incluído) mas depois as descrições, o parco desenvolvimento...... Perco logo a coragem. Talvez o melhor mesmo seja aceitar que se avizinha uma leitura longa e difícil e talvez ir intercalando com outros livros mais leves. Mas claro que quando há uma parceria em jogo, queremos é ler logo o livro e pronto. Fiquei muito curiosa quando soube que a sde ia reeditar Guerra e Paz e até fiquei surpreendida com o pouco espaço de tempo decorrido entre o lançamento dos dois volumes. As capas são lindas, como sempre. Um dia hei-de ler, fica prometido :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Por acaso tambem não sou muito de ler clássicos, embora reconheça que têm muita qualidade e este é um bom exemplo disso, pena que seja algo descritivo e lhe falte um pouco mais de ação, mas como obra....vale bem a pena e mais para o meio do livro começamos a ficar cativados.

      Estou com vontade de continuar, mas vamos ver, terá que ser para ler em simultâneo com outro sempre ajuda um pouco.

      Sim as capas estão muito bem conseguidas, plenamente de acordo :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá amigo Fiacha,

    o que referes na tua opinião é exatamente o que eu acho em relação à obra. Muito descritivo, um bocadito parado...também gostei do André, do Peter e dos Rostov, de longe os que mais me atraíram.

    Espera-te um próximo volume melhor, com mais ação =)

    Gostei da tua opinião ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Penso que ficamos com um sentimento algo idêntico, curioso que até temos bastantes gostos em comum (leitura claro :D ) e como sei que já leste o II volume fico mais tranquilo, pois este primeiro termina de forma muito interessante.

      Fico ainda mais motivado para ler o seguinte, venha ele :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá amigo Fiacha
    Estive quase quase a comprar este pack que a saída de emergência lançou. Pela tua opinião tem aspectos que gosto na leitura. Por outro lado, ser uma leitura muito descritiva e com personagens pouco desenvolvidas não me agrada de todo. Acho que não tenho bagagem para esse tipo de leitura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Olha não sei se saiu algum pack pois os livros ainda são recentes mas acredito que um dia isso possa acontecer e digo-te se estiver a um preço mais simpático digamos vale bem a pena, é um romance muito bom mesmo.

      Mas sim tem momentos descritivos (repara que até os acho importantes em muitos casos) e as personagens não te fazem ficar muito cativadas mas há personagens bem interessantes, André e Peter por exemplo :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá amigo Fiacha
    Estive quase quase a comprar este pack que a saída de emergência lançou. Pela tua opinião tem aspectos que gosto na leitura. Por outro lado, ser uma leitura muito descritiva e com personagens pouco desenvolvidas não me agrada de todo. Acho que não tenho bagagem para esse tipo de leitura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena logo em duplicado é para ficar devidamente registado o teu comentario ehehe

      Obrigado pela tua disponibilidade sabes o que és importante para este blog :)

      Eliminar
  5. Olá Corvito!

    Concordo com a tua opinião sobre a obra. Li há muitos anos mas lembro-me que achei um bocado chato.... é como dizes, demasiado descritivo e personagens pouco desenvolvidas! Também fiquei a principio algo confusa com as personagens, quem era quem, mas depois lá se encarreira na narrativa. O que mais me agrada neste livro é o conhecimento que dele emana acerca das invasões e sociedade da época e como também dizes... a forma sarcástica que o autor usa! Gosto disso ;) Mas considero uma obra essencial e de riqueza enorme! Aconselho a sua leitura intercalada com outro livros de género literário diferente. Como o Inverno está próximo,, aproveitem para o ler, calmamente, sem pressas, é a época do ano em isso se torna mais fácil, pelo menos para mim!
    Beijocas!!!
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Teresa,

      Antes demais obrigado pelo teu comentário, sempre um prazer ver-te por estes lados :)

      Não podia estar mais de acordo com o que comentas, quando ler o II volume vai ser mesmo dessa forma e fiquei com muita vontade de continuar, ficou mesmo num ponto muito interessante.

      Enquanto obra, sem duvida está muito bem desenvolvida e se tivermos em conta que foi escrito à tanto tempo onde não havia os meios de acesso à informação que temos hoje, o escritor era sem duvida muito inteligente :)

      Jokas e manda sempre ;)

      Eliminar
  6. Oi. :) Quem sabe para o ano venha a lê-lo, nem sei se tenho alguma edição antiga por casa. Mas tem de ser lentamente, estes livros são todos assim. Por causa disso deixei a meio o Capitão Fracasse :( e os Miseráveis, apesar de ser um dos meus livros preferidos de sempre, também me custou um bocado. Mas nem todos os clássicos são assim: não sei se já leste mas o Ivanhoe, por exemplo, é cheio de ação. :D
    Continuação de boas leituras e abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Fazes muito bem em meter mãos a esta obra chegamos ao final (da primeira parte) e ficamos logo com uma ideia da grandeza da obra e se levarmos em consideração que foi escrito à 150 anos é de louvar pois o escritor mostra ser alguém muito inteligente.

      Caso queiras posso levar para o FF embora seja pesado, vê primeiro s eo tens XD

      Sem duvida e esse livro do Ivanhoe é muito bom, não tem a grandeza deste mas é igualmente um livro muito bom e esse sim com muita ação e personagens que gostamos (atenção que não gostar de uma personagem não quer dizer que não seja excelente...que seria de Torre do Cervo sem Majestoso :P )

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá, amigo Corvo! Ótima resenha como sempre. Pois bem, tenho esse livro para ler, mas em versão ebook, mas vai ficar para outra oportunidade. Talvez ano que vem. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassiana,

      Obrigado e deves dar oportunidade ao Tolstoi sim, vale bem a pena, embora seja para ler nas calmas e tendo sempre outro de companhia, mas sei que isso para ti não é problema (ler mais que um livro em simultâneo )

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Hello!
    De facto eu e os clássicos também não nos damos muito bem.
    Em contrapartida este é um livro ao qual me deu sempre vontade de dar uma oportunidade, e esta edição está com um visual interessante.

    Talvez um dia invista nele, de preferência numa edição em pack, a um preço convidativo. ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga Stark,

      Ai tens curiosidade em ler ? Hum caso venhas ao FF pode ser que isso se resolva (poderes ler) e sem duvida que vale bem a pena, embora com tudo o que diga sobre ser algo descritivo, mas chegado ao fim, temos obra :)

      POis nada como esperar, quem sabe não façam um belo pack ;)

      Bjs e boas leturas

      Eliminar
  9. Olá,
    Este é daqueles livros que me dão algum receio de ler: é um clássico com um bom numero de páginas! Apesar disso, gostava de um dia lhe dar uma oportunidade, claro, já tendo em conta a tua opinião :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Su,

      Olha só posso dizer que embora algo descritivo é sem duvida um grande livro então como Romance Histórico está muito bem conseguido, aposta sim que vais gostar.....bem mas não te esqueças dos livros do Asteca do Gary Jimmings :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Boas Fiacha,
    Este é daqueles livros que eu vou ler antes de morrer (espero eu, nunca se sabe o amanha xD), este clássico russo é considerado das melhores obras literárias de sempre, pode ser lento, mas no fim vais ver que vale a pena :P

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís,

      Bem percebo a ideia, acho que mais depressa o nosso SLB será campeão ehehe, mas sem duvida que fazes bem em dar-lhe oportunidade vale bem a pena e agora sabes um pouco o que te espera, vais lendo com um do George Martin, da Robin Hobb ou mesmo do Scott Lynch, para ires variando :D

      Já sinto que vale bem a pena :D

      Abraços

      Eliminar
  11. Olá :D eu quero ler este livro :) não sei...tocou cá no bichinho...
    Bem...já tens cá uma experiência de leitura...:D
    Obrigada pela partilha e pela opinião bem fundamentada ;)
    Boas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fazes bem agora que vem ai o Inverno sabe bem pois é um livro que tem muita qualidade :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  12. meu caro fiacha, o que tu andas é a precisar de ler um bom livro com uma boa historia. Nada de "clássicos" da literatura, muito menos da russa. A literatura russa é fértil em cllassicos mais ou menos depressivos,quando não deprimentes. A perola da litertura russa que vale a pena ler é "margarida e o mestre",o resto aconselha-se ler mas com arma carregada e apontada à cabeça,sabendo-se que é para falhar o tiro :):):) lê um bom livro de FC e sente como de repente o" ar se tornou menos poluído", e a leitura muito mais fluida..,:):)

    ..e espero que nenhum leitor morra antes de ler o livro,mas tambem não morra ao ler o livro....de tédio....ehehe...

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha o grande Mestre :D

      Sim não li por ser clássico ou não, mas tinha curiosidade e experimentei e sim é algo descritivo mas com sarcasmo, sei que gostas ;)

      Já li esse livro da Margarida e o Mestre, dado por ti, alias ainda tenho aqui uns quantos e reconheço já ter saudades de ler um livro de FC mas é tanta coisa para ler.

      Bem boa FC está a dar-nos o presidente do teu clube, aquilo sim :D

      Abraço e manda sempre

      Eliminar
    2. Meu caro Fiacha, aquilo o que o BC está a "dar-vos" é FC no sentido em que nos mostra um futuro grandioso..e todo VERDE...

      Mas na realidade tudo não passa de uma novela negra à la Chandler (em tons de vermelho, claro), acerca de uma organização mafiosa com origem no "bas-fond" futebolístico,jornalístico, da finança, da construção civil e agora da web,e que é preciso desmascarar para que possa surgir..... Outra Igual...ehehe...

      Claro que não falta a comédia, o ridículo e mesmo o trágico na pessoa dos comentadores daqueles programas deploráveis que pululam nas TV´s.

      A parte fantástica, estúpida e de absoluto "non-sense" é porem um boneco Nenuco a debitar Barbie(aridades), como se estivesse a propagandear a Guerra ...ehehe

      Abraço amigo

      ubik

      Eliminar
    3. Sim sim se o que aqui está em causa é organização mafiosa (já não se pode ter bom receber :D ) então há ai situações que seriam de pradar aos seus....se está acima do permitido, ok situação irregular e puna-se apenas isso...mas descansa que decisões importantes para o teu clube estão a chegar, Doyen caso Cardinale e por ai fora..., o Nenuco terá com que se entreter por uns tempos...isso quem sabe sim gestão danosa :D

      Abraços :D

      Eliminar
    4. Meu caro, tenho para mim que nenhum clube deveria oferecer nada a nenhum árbitro, e estes últimos em situação alguma o deveriam aceitar. Nem uma simples camisola ou calção.
      Deveria estar proibido nos regulamentos.

      Eu percebo que ninguém se deixará corromper pela oferta de um simples jantar quando tem comida na mesa. Agora já não tenho a certeza que não possa acontecer por quem não tenha o que comer!

      O principio é que está errado, amigo. E digo-te mais: só não achamos que não é um ato condenável, isto de oferecer "prendas" quando é feito pelo clube de que somos adeptos.
      Consideras que as supostas e tão faladas ofertas de "fruta" pelo fcp é um ato condenável ou não?, embora se trata de outro tipo de..."comida", porventura mais biológica?..ehehe

      A Doyen? tenho para mim que tudo o que envolva fundos, sejam de futebol ou outros, envolvem sempre atos mafiosos. Ou não achas( no mínimo) suspeito que ninguém conheça os participantes nesses fundos, nem que os valores pornográficos com que vendem os direitos dos jogadores bons ou maus, não reverta pelos mesmos valores a favor dos clubes, que cada vez estão mais endividados?

      Cardinal: julgue-se que tem de ser julgado. Ato criminoso provado? Condene-se quem o praticou.
      Se for o clube o responsável puna-se o clube, se for um ato particular e individual, puna-se o meliante!
      Seja de que clube for.
      Mas faça-se a distinção entre a árvore e a floresta!

      De qualquer das formas em matéria de futebol e apesar do teu benfiquismo e do meu sportinguismo, estaremos sempre de acordo numa coisa, e que é a de que nunca estaremos de acordo! eheheh

      Mas isso também não tem qualquer relevância para a nossa amizade, que aguenta bem essa diferenças!

      Estivemos, por momentos, em Guerra mas agora voltamos à Paz. Com os livros, mas sem o Tolstoi:):)

      abraço, meu caro

      ubik

      Eliminar
    5. Sim mas a verdade é que não é ilegal, pode ser mais visto como uma forma de bem receber, mas concordo acabasse com isso, nada de mal dai virá ao futebol e não se anda num clima de suspeição.

      NEm me lembro bem do que se oferecia nessa altura mas pensas que ligo a isso ? Gosto de ver uma boa gestão, até ando com contente com o que está a acontecer para os meus lados, apostar na formação, mas o que mais gosto é o jogo em si, dos jogadores/treinadores o resto que façam o seu trabalho e muitas vezes estar calado é o melhor :D

      Bem mas o caso Doyen, nao me recordo bem os valores em causa, mas o que sei é que o SCP ficou com uns bons 15M que não lhes pertence, isso é um facto e quero ver como se escapam disso isso sim é complicado :D

      Cardinal nem sei o que é, sei que está para breve a decisão :D

      Claro que nunca me vou chatear por causa da bola, alias até ai me costumas elucidar sobre várias matérias, é sempre um prazer trocarmos ideias....a propósito a ver se apareces no FF no dia 21 de novembro :D

      Abraço

      Eliminar
  13. Olá Facha

    Já tinha lido este clássico há alguns anos e não fiquei fascinada. Mas talvez lhe dê nova oportunidade, quem sabe. A escrita é fantástica, mas é um pouco aborrecida

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Compreendo não é uma leitura fácil mas se formos até ao fim ficamos com a sensação que valeu BEM a pena, mas sim tem alguns momentos aborrecidos é verdade :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Oi Fiacha :)
    Como já tenho dito antes, romances históricos não é bem a minha praia. Contudo, já ouvi falar muito bem deste livro. Não sou fã de descrições muito prolongadas. É raro ler um clássico, gosto mais de fantasia. Um dia, quando tiver mais tempo (as aulas não me deixam com muito tempo), terei de o ler, até porque já o tenho no pc.
    Como sempre, ótima opinião.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não é bem um Romance Histórico, mas funciona bem como tal sim e sim fazes bem em ler um dia pois é uma grande obra que tem momentos algo descritivos mas no final serás recompensada :)

      Ai Fantasia sem duvida um dos meus géneros favoritos, mas tem-me sabido muito bem variar um pouco os géneros literários e este é um bom exemplo.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Fiacha,
    Pois...eu não sou muito fã de livros gigantes, como este. E sendo assim tão descritivo acho que vou atrasar a sua leitura.Para uma outra fase da minha vida :)
    Mas quero de facto ler (ou pelo menos tentar), pois é um clássico da literatura.
    Pode ser que o volume 2 seja melhor.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Isaura,

      Fazes muito bem, um livro a ler sem duvida, mas com calma :)

      Já li que melhora o que só me deixa com mais vontade de ler :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá!

    Bem, tu queres é ação e leituras rápidas :P
    Alguns clássicos são mesmo assim, bem ao temperamento do escritor. Para ser sincera eu costumo ser teimosa com esses livros e por vezes prefiro isso a uma aventura onde tudo se passa rápido de mais e fico confusa ou desiludida. Neste momento estou a ler um livro que para alguns será um pouco chato. Muito descritivo, por vezes confuso mas por incrível estou a gostar, apesar de ler a 20 à hora, assusta virar as páginas e tudo é um enorme parágrafo :P

    Quanto a este livro, está na lista, calhará um dia.

    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Ora nem mais, para quem é adepto de FC / Fantasia quero é ação :D

      Fazes muito bem um dia lê este livro e vais ser surpreendida e qual é o que estás a ler ?

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá Paulo,
    Confesso que Lev Tolstoi assusta-me.
    Há quem adore, há quem passe muito bem sem...
    O clássico "Guerra e Paz" da SDE suscitou-me alguma curiosa, um livro com tantas reedições, algo tem de ter.
    As capas estão lindíssimas (parabéns Editora!), mas sempre que lembro da dimensão e preço dos mesmos, fico reticente...
    O aspecto "descritivo" que muita gente fala, parece ser uma característica do 1º livro. Até onde pesquisei, vai melhorar na continuação.
    Fico à espera da tua opinião do 2º volume.
    Beijinhos e próximo livro... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Espero ter essa sorte de poder ler o seguinte, capas lindas sem duvida e preço....pois é isso, espera por um pack, quem sabe ou mesmo promoção ;)

      A obra é sem duvida muito boa :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá,
    Parece que apesar de teres gostado da leitura deste livro, ele ficou um pouco aquém das tuas expectativas e percebo porquê. Confesso que também me dou mal com livros com descrições excessivas e com o desenvolvimento lento, detesto isso e por isso mesmo até fujo à leitura de livros com essas características. Uma coisa é certa, a capa deste livro é muito bonita!
    Espero que gostes mais do segundo livro. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Eu gostei do primeiro livro achei foi descritivo e com pouca ação mas pelo que percebo vai melhorar no segundo livro :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Meu caro, não vai melhorar. Acredita.
      O estilo e o ritmo será dentro do mesmo. Terá conclusões e um desfecho.
      Há quem goste muito e ache fascinante e um clássico da literatura, e há quem o "veja" como um aborrecimento, mesmo sendo um clássico da literatura russa e universal.
      Eu faço parte desta ultima lista.
      Aprecio pouco a literatura russa e gosto só de alguma da universal!:)
      Perdoa-me Tolstoi na tua grandeza...:):):)

      boas leituras

      ubik

      Eliminar
    3. Por acaso a minha experiência com escritores russos também não é a melhor, li o Crime e Castigo e não é uma literatura nada fácil, mas interessante :)

      Eliminar
  19. Este livro, tal como alguns outros dos chamados "Clássicos" já o li era eu uma menina, do que me lembro concordo contigo no geral,muito bem escrito, retrata fielmente uma época, mas é muito descritiva, demasiados pormenores que acababaram por me cansar, perder o gosto na leitura dele, mas esta é a minha opinião. Adorei a tua crítica, não o diria melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu,

      E partilho a tua opinião tambem, mas ainda assim quero acabar de ler até pelo que percebi a II parte melhora um pouco :)

      Bjs e obrigado pela visita ;)

      Eliminar
  20. Tenho esse grande clássico para ler... mas acho que em inglês será mais maçudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois C,

      Nada como experimentares, acompanhado de um livro mais soft até se consegue ler ;)

      Bjs

      Eliminar
  21. Do autor só li Anna Karenina mas foi uma leitura da qual gostei muito e é um dos meus clássicos favoritos... Claro que também quero ler Guerra e Paz! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      Sem duvida que se fica com a sensação de estarmos perante uma grande obra...tenho que ler esse, mas para já concluir este :D

      Abraço

      Eliminar
  22. Olá Fiacha
    É um livro que quero muito ler mas acho que vai ser só daqui a alguns anos. Não sei se já tenho capacidade para ler uma obra destas.
    Gostei bastante da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Sara,

      Claro que tens capacidade, pode é ser uma leitura algo lenta. sem muita ação mas vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Olá Fiacha,
    Este é um livro que quero muito ler, mas não agora, talvez daqui a uns bons anos se a vida mo permitir.
    Acho que neste momento não estou preparada para ler uma obra prima de tamanha dimensão.
    Gostei muito da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Carla,

      Estás preparada sim senhor e é uma obra muito boa verás ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  24. Oi Fi,
    concordo plenamente com a Carla (acima), não é o meu momento de ler tão ovacionado livro, mas gostei de ler sua opinião)

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Sim se calhar para ti não é a melhor leitura, mas se poderes ler um dia devias faze-lo ;)

      Eliminar
  25. Este está na minha lista já há bastante tempo, mas ainda não o tenho.

    Um dia não vai escapar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      E fazes muito bem pois é um excelente livro ;)

      Bjs

      Eliminar