segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A Ilha das Mil Fontes de Sarah Lark




Sinopse:


Ilha da Jamaica. Após a morte do seu primeiro amor, Nora, a filha de um comerciante londrino, une-se, através de um casamento por conveniência, a Elias, um viúvo proprietário de uma plantação de açúcar. Contudo, a vida nas Caraíbas não é como Nora sonhara. A partir do assalto noturno à plantação, Nora ver-se-á envolvida nos tumultos provocados pelos escravos rebeldes relacionados com a Avó Nanny, que também fora escrava. Nora perde tudo, exceto a vida e a esperança de encontrar de novo o amor e de decidir livremente sobre o seu futuro.

Opinião:


Depois de ter lido um dos melhores romances que li até hoje, também ele pelas mãos de Sarah Lark, conforme podem ver aqui, parti para mais um livro da escritora com enorme expetativa e sem duvida que estamos na presença de mais um excelente livro. Pelo que percebo trata-se de um livro stand-alone, logo tem outro tipo de desenvolvimentos, embora a “fórmula” seja muito idêntica à anterior, mudando apenas o local do enredo, um passado na Austrália e outro na Jamaica.

Um livro que mexe com os nossos sentimentos, faz-nos sofrer pelas personagens principais e que em determinados momentos nos comove, temos aqui uma excelente escritora de romances, mas que não deixa de efetuar um importante trabalho de investigação que nos permite contextualizar o período em que a ação decorre.

E se é verdade que as personagens estão muito bem desenvolvidas, para mim a grande protagonista do livro é mesmo a Jamaica, tal a forma como nos é dada a conhecer, a forma cruel e selvagem como os escravos provenientes de África eram tratados pelos colonos, as dificuldades que passavam, mas também ficamos a conhecer de uma maneira muito interessante o que é o atual Jamaicano, as suas origens, as suas formas de pensar, tradições e como uma ação tão banal para um colono pode ser algo tão relevante para eles, mas prefiro não entrar em muitos pormenores para não libertar spoilers.

Apenas posso dizer que muitos dos elogios que fiz ao livro No Pais das Nuvens Brancas, encontram-se aqui bem patentes, embora neste romance a história tenha terminado mesmo. Amor, ódio, amizade, tragédia, luta pela vida, este livro compreende muitos ingredientes para quem goste de um bom romance.

Tem tudo o que pretendemos quando queremos ler um romance: que nos arrebate, que nos emocione, que nos faça sofrer, ao mesmo tempo uma história forte, cativante que nos faça ansiar por ler mais e mais. Acima de tudo, que nos deixe plenamente satisfeitos.



53 comentários:

  1. Boas Fiacha,

    Os melhores livros são esses mesmo, os que mexem com os nossos sentimentos. Bela opinião :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Ois Luis,

    Sem duvida e serve e de que maneira para variar um pouco do tipo de leituras, embora confesse já tenha saudades de um bom livro de Fantasia ou mesmo FC e ainda tenho aqui alguns por ler, olha como o 3º do Scott Lynch (eu sei é uma vergonha), mas valeu bem a pena ;)

    Abraço e obrigado pela visita :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei da opinião. :D
    E estou curioso sobre qual será a tua próxima leitura.
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Ainda bem que gostaste :D

      Vou para um livro da Bizâncio escrito por Marek Halter, está a ser interessante ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá amigo Fiacha
    Raios que gostei da sinopse. E a tua opinião tb está muito boa. Vou anotar a autora. E averiguar como faço para comprar estes livros. Fiquei muito curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      É da editora Marcador e vale muito a pena ;)

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá amigo Fiacha
    Raios que gostei da sinopse. E a tua opinião tb está muito boa. Vou anotar a autora. E averiguar como faço para comprar estes livros. Fiquei muito curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Afinal já tinha anotado. Só falta acrescentar este livro. ;)

    ResponderEliminar
  7. Afinal já tinha anotado. Só falta acrescentar este livro. ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha
    Já percebi que não é só a capa que é boa, que bom :)
    Este vou sem dúvida querer ler!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Verdade a capa está muito bem conseguida, quanto ao livro muito bom mesmo fazes bem em tentar ler ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,
    Parece-me que é um bom romance. Fiquei muito interessada em ler algo desta autora, em especial este livro. Acho que vou gostar :)
    E adoro a capa.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Gosto muito desta escritora, vale bem a pena :)

      Verdade a capa esta bem conseguida :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,

    Já tinha visto este romance na Bertrand, virá em breve para a minha estante

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Olá Paulo,
    Parabéns pela crítica. Percebe-se que gostaste muito.
    Ainda não tive oportunidade de ler Sarah Lark, mas tenho visto boas opiniões sobre ela.
    Para a Marcador estar a editar a este ritmo, as vendas deve ser boas.
    Vou tentar não deixar passar ao lado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Gostei muito sim senhor. Espero que continuem a apostar nesta escritora :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá Fiacha,

    Tem sido interessante ver-te a diversificar as leituras. Nota-se a Marcador foi uma boa aposta nesse sentido. Quanto à história chamou-me bastante a atenção. Depois de ler A Invenção das Asas de Sue Monk Kidd que a temática da escravatura me tem chamado mais a atenção. Este parece ser uma boa aposta. Se por um lado parece ser um romance leve, daqueles que intercalamos entre leituras mais pesadas, por outro a forma como a Jamaica é apresentada chama imenso a atenção do leitor.
    Vai para a wishlist :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Verdade tem sido muito gratificante variar um pouco as minhas leituras, embora confesse já ter um pouco saudades de ler umas boas aventuras em FC e Fantasia, mas pronto em breve devo ler algumas coisitas :D

      Se tudo correr bem vou ler esse livro "A Invenção das Asas" tenho lido comentários muito positivos e é um tema que gosto e sim aqui vais encontrar um pouco disso, alias gira muito em torno disso, mas depois lês....esta escritora é muito fixe, tens mesmo que experimentar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. De certeza que vais gostar de ler A Invenção das Asas. É muito bom e não te esqueças de ler as notas finais da autora que são muito interessantes e complementam a leitura da história. Depois quero ler a tua opinião!

      Quanto a FC, tens que pedir à sde! Mas ultimamente parece que estão a apostar mais em romances e romances históricos.... Não sei se é só impressão minha, mas pronto

      beijinhos

      Eliminar
    3. Sim tenho lido muitos bons comentários em relação ao livro, vamos ver se consigo ler :).

      Por acaso vou ler um de FC mas pela Chiado a SDE publica pouca FC mas estou muito interessado em ler um que vai ser publicado do João Barreiros ;)..quem sabe não vamos ler em conjunto :D

      Sim também tenho essa sensação ;)

      Eliminar
    4. Não sabia que vai sair um novo do Barreiros, tenho que me informar!

      Tenho um livro da Chiado pendente há um mês e tal (tenho que começar a lê-lo) mas é sobre Highlanders acho eu...

      Eliminar
    5. Estava previsto agora para Novembro mas penso que foi adiado :)

      Eu por acaso à muito que nao lia mas vou ler dois deles, o de FC foi o escritor que me vai enviar e o outro foi o escritor lá no grupo que divulgou o livro, é fantasia, vamos ver...

      Olha que a Marcador tem mesmo grandes livros ;)

      Eliminar
    6. Vou estar atenta ao do Barreiros!

      Este da Chiado que tenho por ler também chegou cá porque a autora me contactou. Até me sinto importante quando isso acontece :P

      Eu sei que tem! Um dia ainda gostava de ter parceria com eles. Entretanto vou comprando o que me vai agradando. Mas por acaso da Marcador acho não tenho muita coisa...

      Eliminar
    7. Fazes bem tenho vários livros do Barreiros mas ainda não li, apenas uns contos :D

      lol foi como eu mas espero não vir a ser uma perda de tempo, ainda assim foi dessa forma que descobri o Nuno Ferreira e o universo de Zallar, sem duvida que me passaria ao lado ;)

      Tenta eles até são acessíveis :D

      Eliminar
  13. Olá,
    Gostei imenso da tua opinião, deixa-nos realmente com vontade de ler qualquer coisa da autora e depois aquela última frase da tua opinião dá-nos realmente a entender que esta leitura valeu mais do que a pena. É tão bom quando lemos livros assim!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Olha é isso mesmo, se gostas de um bom romance força aqui tens um excelente livrinho :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Oi Fiacha!!

    Bem, mais um livro da Marcador com muito bom aspecto e que parece ser muito interessante. Tenho de começar a apostar nesses livros, para mim ou para oferecer. Sei de alguém que ia gostar muito ;)

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que a Marcador me tem proporcionado excelentes leituras esta escritora é um excelente exemplo disso.

      Penso que qualquer pessoas gosta de um livro destes ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá, Fiacha,

    As tuas opiniões sobre os livros desta autora deixam-me bem curiosa. Este parece-me mesmo muito bem (acho que o vou pedir ao "Pai Natal" hehe)

    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  16. Ois miga,

    Fazes muito bem, como romance está muito bom e não deixas de sentir que estás também na presença de um bom Romance Histórico :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  17. Olá Ficha,
    Quero muito ler os livros desta escritora, este parece ser especialmente bom.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      E fazes muito bem se gostas de um bom romance esta escritora está lá ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Parece extremamente interessante :)

    ResponderEliminar
  19. Olá Fi me interessei pelo livro, vou ver se tem por aqui, parabéns pela opinião, muito boa!

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Obrigado, se tiveres oportunidade lê que vale muito a pena :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá amigo Fiacha,

    excelente opinião! Já estou a ver que este vai ser um dos próximos a pedir à Marcador =)
    Sarah Lark é sempre fantástico...histórias maravilhosas, cheias de emoção. Gostei especialmente do primeiro, No País da Nuvem Branca. Também gostei do segundo, mas o primeiro foi mais especial.

    Este tem tudo para ser outra maravilha!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Quantos mais formos a divulgar mais hipótese a escritora tem de continuar a ser publicada por cá, quanto á qualidade penso que já conheces, alias foste tu que me deste a conhecer esta escritora e ainda bem ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Pois fui =)

      Verdade, é uma pérola

      Eliminar
  21. Olá,
    Ainda não li nada desta autora mas estou mais interessada no livro "No Pais das Nuvens Brancas". Mas posso sempre ler os 3 livros da autora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sim esse livro para mim ainda é melhor e fica devidamente encerrado embora queiramos saber o que vai acontecer a seguir, mas o importante é não deixares passar ao lado ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  22. Olá,
    Nomeei-te para responderes a uma tag sobre hábitos literários (http://saboresedissaboresliterarios.blogspot.pt/2015/11/tag-habitos-de-leitura.html) :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Obrigado por te lembrares de mim, vou ver a tag :D

      bjs

      Eliminar
  23. Olá Fiacha
    Estou a ver que foi uma excelente leitura e que estou a "perder" bons livros da autora =)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tita,

      Sem duvida são romances que nos marcam adorei ambos os livros que li da escritora ;)

      Bjs

      Eliminar
  24. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece muito interesante e tenho muitas ganas de le-lo.
    Boa resenha.
    Beijos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois, tudo bem obrigado espero que igual por ai :)

      Vale muito a pena, gosto muito desta escritora :)=


      bjs

      Eliminar
  25. Não conhecia mas com essa sinopse e com a tua opinião fiquei curiosa, muito curiosa mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Tudo o que sair desta escritora quero ler, gosto muito :)

      bjs

      Eliminar
  26. Olá Fiacha!!

    Fiquei com muita, muita vontade de ler o livro!!!!!!!!!!! :D :D espero que brevemente!!

    A tua opinião está excelente!! :D


    Beijinhos e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Olha um bom livro sem duvida se tiveres oportunidade lê que vale bem a pena :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar